*O novo Boeing 737-300 da Rico Linhas Aéreas, com capacidade para 142 passageiros, chegou nesta terça-feira, à tarde, em Manaus. Recebido pela diretoria da empresa, ele já se encontra em frente ao hangar no Aeroporto Eduardo Gomes, onde encerra o ciclo de vistorias do DAC para entrar em operação ainda na primeira quinzena de abril.
*Com o prefixo PP-RLB, o novo Boeing 737-300 da Rico, espera ainda a conclusão do treinamento das tripulações que ficarão responsáveis pelos vôos. Os pilotos escolhidos para esta missão encontram-se ainda nos Estados Unidos, encerrando o ciclo de adaptação ao aparelho nos simuladores de vôo da Boeing.
*"Esta aeronave somente entra em operação quando tudo estiver 100%", garante o presidente da Rico, Atila Yurtsever.
*Tudo indica, no entanto, que antes do dia 10 de abril o novo avião da empresa estará operando em uma das rotas. A mais cotada para receber a estréia da aeronave é a que liga Manaus a Macapá, com escalas em Santarém e Belém. Isso, entretanto, pode ser alterado de acordo com a necessidade da malha na ocasião do primeiro vôo.
*Configurado para ser facilmente revertido de passageiros para carga, através de sistema de roldanas que permite a rápida retirada dos assentos, este avião em breve deve estar também ligando Manaus a São Paulo, transportando até 16 toneladas - sua capacidade máxima - de produtos do Pólo Industrial de Manaus para as Regiões Sul e Sudeste do País.
*A possibilidade de ampliar a rota da Rico, estendendo os vôos até o Nordeste ou mesmo a capital federal, é um dos sonhos da diretoria da empresa. Mas, pelo menos por enquanto, isso tem pouca possibilidade de acontecer no momento.
*"Vamos estudar todas as possibilidades de ampliação de rota, mas temos que decidir com cautela", acrescenta Átila Yurtsever.