Os Analistas e Técnicos de Finanças e Controle que atuam na Controladoria-Geral da União (CGU) e na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) participam nesta quarta-feira, 29, do Dia Nacional de Luta em Defesa da Carreira Finanças e Controle.
*Em Brasília, uma grande manifestação em frente ao Ministério do Planejamento está marcada para às 10 horas. No restante do país, servidores da CGU participarão de atos ao longo do dia.
*Em Rondônia, os servidores da CGU aderiram ao movimento e paralizarão suas atividades no dia 29/03/2006 em defesa da Instituição e da sociedade. Os Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, que fazem o trabalho de fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos federais, reivindicam o mesmo tratamento dispensado aos servidores da Receita Federal. Segundo a Direção Regional da UNACON (União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle em Rondônia), a CGU realiza um trabalho importantíssimo, porque resgata a dignidade da sociedade, que está cansada de pagar impostos e não ver o retorno desses recursos em prol da população.
*A carreira de Finanças e Controle integra o Ciclo de Gestão, que luta pela equiparação salarial com os servidores do Fisco. Atualmente, um analista de Finanças e Controle recebe, no máximo, 95% do que recebem os auditores da Receita Federal. O Técnico de Finanças e Controle não chega a receber 75% do que é pago ao Técnico da Receita. A luta pela equiparação parte do pressuposto de que a fiscalização das despesas deve ter o mesmo tratamento dispensado à arrecadação do governo.