Promotores de RO participam de reunião da Corte Interamericana de Direitos Humanos em Brasília

Promotores de RO participam de reunião da Corte Interamericana de Direitos Humanos em Brasília

Promotores de RO participam de reunião da Corte Interamericana de Direitos Humanos em Brasília

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Os Promotores de Justiça Hildon de Lima Chaves e Amadeu Sikorski Filho, titulares da Promotoria de Execuções e Contravenções Penais, vão participar do XXVII Período Extraordinário da Corte Interamericana de Direitos Humanos que será realizado na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, nos dias 28, 29, 30 e 31 deste mês de março. O convite foi feito pelo diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Maurício Kuehne, e pela diretora da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Carolina Campos Melo, órgãos vinculados à Presidência da República, por ocasião da visita que realizaram ao Ministério Público do Estado de Rondônia, onde foram recebidos pelo Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira. *É a terceira vez que a Corte Interamericana estará se reunindo fora de sua sede, na Costa Rica, e da pauta de deliberações constam a apreciação de casos do Paraguai e Chile, além de audiência pública sobre as medidas provisórias editadas em face do Estado Argentino e em referência às Penitenciárias da Província de Mendoza, as quais reservam elementos significativamente comuns às editadas em face do Estado Brasileiro, no caso do Presídio Urso Branco. *Conforme entendimento mantido entre o Itamaraty e a Chancelaria Argentina, no mesmo encontro deverá realizar-se uma reunião de trabalho entre as autoridades de Rondônia e federais com vistas à troca de experiências no tocante ao cumprimento das medidas provisórias determinadas no caso das Penitenciárias de Mendoza que são semelhantes ao do Urso Branco. *Na visita realizada ao Ministério Público de Rondônia, além dos diretores dos órgãos da Secretaria Especial de Direitos Humanos, estiveram presentes o Diretor Executivo da Secretaria de Administração Penitenciária de Rondônia, Juarez Barreto Macedo Júnior, e o Doutor César, que integra o Conselho Nacional Penitenciário. Ao lado do Promotor de Justiça Hildon de Lima Chaves, todos também participaram da reunião bilateral da Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) para o Monitoramento das medidas provisórias determinadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos para o Caso Urso Branco. *O CDDPH é um órgão colegiado formado por representantes de setores representativos, ligados aos direitos humanos, e com importância fundamental na promoção e defesa dos direitos humanos no País. O Conselho tem por principal atribuição receber denúncias e investigar, em conjunto com as autoridades competentes locais, violações de direitos humanos de especial gravidade com abrangência nacional, como chacinas, extermínio, assassinatos de pessoas ligadas à defesa dos direitos humanos, massacres, abusos praticados por operações das polícias militares. Para tanto, o Conselho constitui comissões especiais de inquérito e atua por meio de resoluções.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS