Desde 1996 com a criação da Lei 9394/96 da LDB Lei de Diretrizes e Bases deu-se início a Década da Educação Nacional e com ela todos os Estados e Municípios do país se viram obrigados a adequar as suas determinações para atender crianças, jovens e adultos que não tiveram acesso a escola na idade própria.
*Em Rolim de Moura, na zona rural, o ensino Pró Campo atendeu as exigências de proporcionar o atendimento educacional aos seus Munícipes. Após a convalidação das turmas de 2004 e 2005 o Conselho Estadual de Educação determinou através da Resolução 126/05 que os alunos atendidos pelo programa deveriam ter 200 dias letivos anuais, 800 horas e 5 dias semanais. Com as novas determinações a polarização do ensino fez-se necessário acabando com as turmas multiseriadas. Os alunos do programa Ensino Pró-Campo de 5ª. A 8ª. Série do Ensino Fundamental que tinham seu atendimento em um dia semanal e oito horas diária, passaram a freqüentar as salas de aula cinco dias semanais e através de uma parceria da Prefeitura e Governo do Estado no transporte escolar de alunos do Ensino Médio, que é de responsabilidade do Estado, passaram a ser transportados pela Prefeitura e atendido pela rede Estadual de Ensino de Rolim de Moura.
*Com as novas regras a Secretária de Educação do Município Regina Bertelli criou uma comissão de profissionais da educação que estão fazendo o acompanhamento de informação e adequações das mudanças, assim a comissão formada por Benício Spagnol, Meire Franco e Maria de Lourdes Saldanha percorrem as escolas José Veríssimo e Francisca Duran no intuito de conscientizar alunos e pais da importância das novas regras exigidas pelo Conselho Estadual de Educação e evitando com isso uma evasão escolar em virtude do aumento de dias letivos e freqüência escolar do Ensino Pro-Campo.
*Desta forma a Prefeitura Municipal, através da Prefeita Mileni Mota, cumpre as determinações da Lei e atinge o seu objetivo de oferecer educação de qualidade para todos, oportunizar melhores condições de trabalho aos educadores e com a ampliação do espaço físico melhores acomodações aos educandos.