Variedades de mandioca são avaliadas pela Embrapa de Rondônia

Variedades de mandioca são avaliadas pela Embrapa de Rondônia

Variedades de mandioca são avaliadas pela Embrapa de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Embrapa Rondônia vem avaliando, desde 2004, 25 variedades de mandioca, por meio da implantação de três Unidades de Observação nos municípios de Machadinho d’Oeste, Nova Brasilândia e na reserva extrativista do Lago do Cuniã. O objetivo das Unidades é avaliar as variedades em diferentes regiões, visando identificar aquelas mais produtivas, de forma a possibilitar maior rentabilidade para o produtor. *As variedades em avaliação foram selecionadas pela Embrapa Amazônia Ocidental, localizada em Manaus-AM, sendo que 20 delas são próprias para fabricação de farinha, contendo alto teor de ácido cianídrico. As outras cinco são variedades de mesa, para consumo in natura, caracterizando-se pelo baixo teor de ácido cianídrico. *De acordo com o pesquisador José Orestes Merola, responsável pela implantação e acompanhamento das Unidades, os materiais foram, primeiramente, multiplicados no Campo Experimental de Porto Velho, e posteriormente distribuídos nos municípios onde estão implantadas. *A implantação dessas Unidades de Observação foi feita pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico Social – Seapes. A avaliação e acompanhamento vem sendo feitos em conjunto com a Emater-RO e Cootraron. *O objetivo principal do trabalho é avaliar a produção de raízes e o percentual de matéria seca nas raízes, que corresponde ao rendimento de farinha. Por exemplo, se uma variedade produziu 50 toneladas de raiz/ha e apresentou 35% de matéria seca, significa que com uma tonelada de raiz se obterá 350 kg de farinha (7 sacos de 50 kg) ou 300 kg de fécula, ou seja, em 1 ha se produzirá 17500 kg (350 sacos de 50 kg) de farinha ou 15 toneladas de fécula. Algumas variedades têm-se mostrado promissoras, com produtividade média de até 90 toneladas de raiz/ha, embora ainda não seja possível fazer sua indicação para plantio, já que se encontram em estágio de avaliação. *Concluído o trabalho, as variedades mais produtivas serão repassadas para as associações locais, para que possam multiplicá-las e distribuí-las para os produtores das suas respectivas comunidades. *De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agropecuária, realizado pelo IBGE, a área plantada com mandioca em Rondônia, na safra atual, é de 29.475 ha, com produtividade média esperada de 17.424 kg/ha, sendo que Porto Velho é o principal município produtor, possuindo área plantada de 7.100 ha. A farinha é o principal produto derivado da mandioca, cuja aquisição domiciliar per capitã anual em Rondônia é de 4 kg. Já o consumo médio in natura chega a 3,5 kg per capita por ano.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS