*A vacina contra o rotavírus, o causador de infecções por diarréia em crianças de 0 a 4 meses de vida, e também apontado como responsável por grande índice de mortalidade infantil no país, começou a ser aplicada em todas as unidades de saúde de Porto Velho na última segunda-feira (6).
*De acordo com o secretário municipal de saúde, Silas Rosa, a vacina rotavírus faz parte de um projeto do governo federal que tem o objetivo de diminuir em 34% em todo o território nacional o índice de mortalidade de crianças de 0 a 5 anos acometidas por diarréia. A meta também é reduzir em 42% o número de internações de crianças na mesma faixa etária e vítimas dos mesmos sintomas.
*O secretário ainda explicou que a vacina rotavírus foi incorporada ao programa de imunização infantil do governo federal e será aplicada em duas doses, aos dois e aos quatro meses de vida. Munidos do cartão de vacina, os pais devem procurar o centro de saúde mais próximo de sua casa durante o horário de atendimento.
*Segundo os cálculos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), mais de oito mil crianças deverão ser imunizadas na capital rondoniense, vilas e distritos.