Abertura oficial do CLAE Movimenta a 4ª Bienal com debates

Venezuela, Chile, República Dominicana, Porto Rico, México, Cuba, Equador, El Salvador, Argentina, Uruguai, Nicarágua, Peru, Colômbia, Panamá, Guatamala, estudantes de toda a América Latina cantaram animados a possibilidade de uma Sociedade Socialista, pa

Abertura oficial do CLAE Movimenta a 4ª Bienal com debates

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Venezuela, Chile, República Dominicana, Porto Rico, México, Cuba, Equador, El Salvador, Argentina, Uruguai, Nicarágua, Peru, Colômbia, Panamá, Guatamala, estudantes de toda a América Latina cantaram animados a possibilidade de uma Sociedade Socialista, parodiando a música de Raul Seixas, Sociedade Alternativa. Em meio a uma platéia repleta de jovens de diferentes países da América Latina, cheios de energia, embalados por gritos de guerra pelo socialismo e pela democracia, aconteceu a abertura do XIV CLAE, que teve como tema principal a integração do povo latino-americano, na luta pela solidariedade, pelo desenvolvimento sustentável e pela educação e contra o imperialismo norte-americano.

*O debate, mediado pelo presidente da UBES, Marcelo Galvão, contou com a presença de Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Aldo Arantes, ex-presidente da UNE, Secretário do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás, e Ernesto Fernandez Sanchez, presidente da OCLAE.

*Gustavo Petta, presidente da UNE, enfatizou a importância do evento pela integração latino-americana e falou que o encontro ocorre em uma nova conjuntura, em que é permitida a discussão entre os diferentes povos, democraticamente.

*Aldo Arantes lembrou que o empenho de integrar os povos vem desde o século XVIII e que isso precisa ser cada vez mais aprofundado. O ex-presidente a UNE citou como exemplo o Brasil, que pela primeira vez tem um operário na presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, um fato que marca a história da América Latina. Também falou de Cuba e da liderança de seu presidente Fidel Castro, que vem firmando o socialismo no país.

*Sobre o evento da Bienal da UNE, Arantes afirmou em entrevista ao Rondoniaovivo que a arte e a cultura são instrumentos importantes para levar a integração dos povos latino-americanos, e parabenizou a UNE que atualiza essa experiência por meio de eventos como a Bienal.

*Complementando o tema, o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse que esse é um encontro não só nostálgico que lhe permite relembrar o movimento estudantil dos anos 60, mas que também leva a uma reflexão para perspectivas luminosas no futuro. "Não será possível resolver os problemas de nossos países sozinhos. É preciso uma integração com a idéia de que temos que crescer, com democracia política".

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS