Assentamento em Nova Brasilândia beneficia 62 famílias
*Na sexta-feira (17) foi assinado o Ato de Criação do Projeto de Assentamento Paulo Freire. O assentamento é o primeiro criado no ano de 2006 pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia.
*A área do novo assentamento é resultado da desapropriação por interesse social da Fazenda Colorkit. Com aproximadamente 1.870 hectares, a fazenda era propriedade da empresa Comércio, Indústria e Importação de Material Fotográfico Ltda, do Estado de São Paulo. Possui capacidade para assentar 62 famílias.
*O novo Projeto de Assentamento chama-se Paulo Freire em referência às famílias que serão assentadas, originárias do acampamento Paulo Freire, no município de Nova Brasilândia.
*O decreto de desapropriação foi publicado no Diário Oficial da União em 30/12/2004 e a portaria de criação do assentamento data da última sexta-feira (17).
*A previsão é de que ainda este ano as novas famílias assentadas recebam o crédito apoio, valor subsidiado que pode ser usado para compra de materiais, equipamentos e implementos agrícolas, além de alimentos. As próximas etapas do processo de instalação do assentamento consistem na demarcação dos lotes, implantação de infra-estrutura básica – como estradas, saneamento e rede elétrica – e o crédito habitação, destinado a construção de casas nos lotes.