Dorothy Stang a luta do tamanho da Amazônia

Dorothy Stang a luta do tamanho da Amazônia

Dorothy Stang a luta do tamanho da Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Missionária desenvolve há 35 anos projetos sustentáveis nas florestas de Anapu (PA)

*O trabalho de missionários na Amazônia deixa muita gente desconfiada. Na verdade, como tudo na vida, tem aqueles que trabalham para o bem, como os que trabalham para o mal. No caso da missionária Dorothy Stang, que tem 35 dos seus 74 anos dedicados ao Brasil, é um trabalho que rompeu a barreira na Vila de Sucupira, município de Anapu, região da Transamazônica, 500 km a sudoeste de Belém, para encontrar os céus. Desde 1972, unida às mulheres e agricultores da comunidade Sucupira, a religiosa Stang desenvolve projetos sustentáveis para geração de emprego e renda com a construção de uma indústria de beneficiamento de frutas, duas mini-hidrelétricas de 500KW e projeto de reflorestamento em áreas degradadas.

*Os benefícios dessa sustentabilidade alcançam mais de mil famílias abandonadas pelo governo no coração da floresta amazônica. "Como os custos dos projetos atingem R$ 300 mil, pedimos ajuda ao consulado japonês no Pará e tivemos apoio da Holanda e de um projeto da Califórnia e até de Brasília", diz ela. Para o maquinário da indústria de frutas faltam R$ 75 mil.

*No projeto de reflorestamento, os agricultores em Anapu estão sendo beneficiados com o Subprograma de Projetos Demonstrativos da Amazônia (PD/A). A ação prevê o consórcio de espécies frutíferas e madeireiras com o plantio de espécies ameaçadas de extinção como castanheira, mogno, cedro, jatobá e andiroba. A indústria de frutas aproveitará espécies já plantadas e o reflorestamento criará novas áreas de plantio.

*A transformação das frutas em polpa terá frigorífico com 25 toneladas para o beneficiamento de culturas como banana, açaí, cupuaçu, graviola, bacuri. A idéia no futuro é o beneficiamento de laticínios. ?É uma luta para usar a floresta e explorar os recursos naturais para produzir e sobreviver, com dignidade e cidadania", desabafa Dorothy.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS