Estado não pode ser responsável por ônus da Madeira Mamoré

Estado não pode ser responsável por ônus da Madeira Mamoré

Estado não pode ser responsável por ônus da Madeira Mamoré

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Como o estado pode ser responsável por uma coisa que, legalmente, não lhe pertence?”, a indagação é do secretário de Cultura Esportes e Lazer (Secel), Antônio Ocampo, manifestando a sua preocupação com as constantes acusações de que o estado não estaria tomando as medidas necessárias para a manutenção do patrimônio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). *“Toda vez que tem algo negativo sobre o acervo da Estrada de Ferro, se culpa o estado. Isso está errado e precisa ser corrigido. *O verdadeiro responsável pela Madeira Mamoré é a Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU), mas ninguém se lembra de cobrar a sua responsabilidade”, acrescentou. Ocampo destacou que desde 1992 que a União decidiu repassar o patrimônio para o controle do estado, que ainda não foi efetivado devido a entraves burocráticos. *“Em março do ano passado, por determinação do governador Ivo Cassol, o estado manifestou a sua intenção de ter o controle efetivo da EFMM, mas até agora a coisa se arrasta e não somos informados do que mais é necessário para concretizar esse objetivo”, completou. *Já o governador Ivo Cassol observou que “o estado é parceiro no processo e vai continuar sendo, independente de quem seja o mantenedor da ferrovia, o que não pode é continuar nessa indefinição: a União não cuida, não repassa o patrimônio ao estado e nem a outra instituição, e a nossa história vai se deteriorando. E isso que não podemos aceitar”. *O secretário observou ainda que “o local onde ficam a rotunda, as antigas oficinas e galpões, são de propriedade da Marinha do Brasil, que nunca faz ao menos a limpeza. *Sem a definição de quem é o seu responsável legal, o estado fica impedido, por exemplo, de desenvolver ações efetivas, como a reativação do passeio de trem. Para se esclarecer melhor, é como o governo do estado realizar obras de recuperação na BR-364, que é de responsabilidade da União”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS