Secretaria da Segurança faz balanço da violência em Rondônia e a reestrutura na polícia

Secretaria da Segurança faz balanço da violência em Rondônia e a reestrutura na polícia

Secretaria da Segurança faz balanço da violência em Rondônia e a reestrutura na polícia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O ano que passou foi difícil para a área da Segurança Pública, mas a meta de reduzir a criminalidade em 40% nos quatro anos do governo Ivo Cassol foi perseguida até o último momento de 2004. A afirmação foi feita pelo secretário da Segurança, Defesa e Cidadania, deputado estadual Paulo Moraes. Com base em levantamento parcial feito pela Divisão de Desenvolvimento, Treinamento e Estatística, até novembro, o índice de homicídios no Estado estava registrando uma queda de 6,07%, em relação ao mesmo período do ano anterior. "Em 2002, já havíamos reduzido esses crimes em 10%", lembrou o secretário citando ainda os investimentos feitos pelo governo no setor para melhorar a segurança da população.

*De acordo com Paulo Moraes, no período de janeiro a novembro de 2004 foram registrados 418 homicídios contra 445 no ano anterior. "Com isso registrou-se queda de 6,07% no número de homicídios".

*Na Capital, conforme o secretário, a matança ocorrida em abril do ano passado no Presídio Urso Branco contribuiu para o aumento desses crimes em Porto Velho. "Na rebelião ocorrida em abril de 2004, no Presídio Urso Branco, por exemplo, 14 detentos foram assassinados". Por causa dessas mortes, a Polícia Civil do Estado pediu a prisão preventiva de 30 pessoas envolvidas no motim.

OUTROS CRIMES EM QUEDA *As mortes no trânsito (Homicídio doloso) caíram de 283 para 261; lesão corporal dolosa, de 8.005 para 7.618; furto consumado, de 19.735 para 19.394; furto de veículo consumado, de 1.369 para 908; roubo de veículo consumado, de 743 para 559 (queda de 24,76%); latrocínio, de 29 para 17 (queda de 41,38); extorsão mediante seqüestro, de 4 para 3; estupro, de 242 para 205 (queda de 15,29%); e atentado violento ao pudor, de 141 para 135. Foram registrados aumentos nos casos de tentativa de homicídio em 10,08%; e em roubo consumado, 25,93%.

*O secretário da Segurança observou que de um total de 100.523 ocorrências registradas em 2004, de janeiro a novembro, contra 98.318 no mesmo período do ano anterior, 26.380 eram de fatos não delituosos, sendo as demais - 74.143 - consideradas criminais.

TÓXICOS *Na área de combate a entorpecentes, a Secretária da Segurança registrou a apreensão de 29.706,22 kg de maconha; 51.971.85 kg de cocaína; 7.213,00 kg de outros produtos químicos, totalizando 88.891,07 kg de entorpecentes retirados de circulações.

*- Essas apreensões foram feitas pelo Denarc, distritos policiais e pela Polícia Militar. Vale salientar que esse trabalho foi feito dentro do programa de combate ao tráfico doméstico - frisou o secretário.

INVESTIMENTOS *Para o secretário, os resultados parciais levantados até agora atestam que foram decisivos os investimentos feitos pelo governador Ivo Cassol na área da Segurança. "Nunca um governo fez tantos treinamentos e investimentos como agora", afirma o secretário lembrando que ao assumir a pasta, no dia 1º de janeiro de 2002, encontrou a Polícia Civil sem gasolina e a PM, com poucos carros para patrulhar a Capital.

*No dia 7 de dezembro passado, o governador entregou à Secretaria da Segurança mais 23 novas viaturas, sendo oito camionetes tipo camburão, cinco L-200 cabine dupla, descaracterizadas. Mais duas paratis, três motos 250 cilindradas; três veículos gol e duas kombis. Os carros foram distribuídos com a PM e a Polícia Civil.

*O governo também investiu na compra de armas e equipamentos. Ainda efetuou concurso público para a contratação de agentes, escrivãos, datiloscopistas e outras funções na Civil, e prepara este ano a realização de concurso para a Polícia Militar.No dia 28 de dezembro passado, o governador Ivo Cassol inaugurou a sede das corregedorias integradas das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, na avenida Pinheiro Machado, bairro São Cristóvão, em Porto Velho. Cassol ainda fez entrega de 100 computadores, 30 impressoras e 100 nobreaks para a Polícia Civil.

*O investimento na aquisição dos equipamentos, da ordem de R$ 322.222,00 é oriundo do Fundo Especial de Reequipamento da Polícia Civil (Funrespol) e vai dar mais agilidade aos serviços policiais. "Atendendo ao que estipula a política nacional de segurança, estamos modernizando e equipando a Civil para mais agilidade nos serviços", destacou Ivo Cassol naquela ocasião.

INTEGRAÇÃO *Outro ponto destacado pelo secretário é a forma como o combate à criminalidade em Rondônia está sendo feito. "Tudo com absoluto rigor e, principalmente, com a integração dos órgãos da Segurança. Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros e até então a Supen, trabalham subordinados à Secretaria, sob um comando único de política de segurança". "Hoje nós temos uma política e um plano de ação e seguimos rigorosamente nosso planejamento, com a aprovação do governador. Não se trabalha com a sorte, mas com profissionalismo conforme a nova filosofia de se fazer segurança. Os resultados, porém, não aparecem rapidamente até porque a criminalidade tem várias causas. Infelizmente tudo deságua na esfera policial", disse Paulo Moraes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS