PRÓ-ATLETA: “Atletas podem solicitar passagens para competições”, diz secretário

Júnior Lopes também informou que duelo da fronteira, de Guajará-Mirim, deverá ocorrer em outubro

PRÓ-ATLETA: “Atletas podem solicitar passagens para competições”, diz secretário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O ex-jogador de futebol e atual secretário da de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia(Sejucel), Júnior Lopes, garantiu que o nosso Estado voltará a ter as festas populares com o apoio do governo estadual. Ele fez essa afirmação, na última segunda-feira(12), no Programa Conexão Rondoniaovivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão.
 
 
Um desses eventos é o tradicional Arraial Flor de Maracujá, que desde a década de 80, reúne quadrilhas e grupo folclóricos da capital para celebrar as festas juninas. O secretário disse que está tudo certo para que a festa ocorra.
 
 
“Depois de três anos, vamos retomar o nosso Flor de Maracujá. Estamos retomando com toda força e, depois de muito tempo sem acontecer, os grupos estão muito empenhados. Ao todo, 32 grupos se apresentarão e, pela primeira vez, eles estão tendo um incentivo financeiro. O arraial será no Parque dos Tanques, entre os dias 23 de junho a 2 de julho desse ano”, disse.
 
 
160 medalhas
 
 
 
Outro evento também tradicional das manifestações folclóricas de Rondônia é o duelo da fronteira, que acontece em Guajará-Mirim, na fronteira entre Brasil e Bolívia, envolvendo grupos de bois-bumbás Bumbás Malhadinho (azul) e Flor do Campo (vermelho). Junior Lopes contou que colocou como uma das prioridades, ao assumir o cargo de secretário, trazer de volta essa festa.
 
 
“Fui em Guajará-Mirim e me reuni com o Ministério Público para saber qual o motivo de não acontecer o duelo. O problema era que as associações que representam os bois, receberam recursos do Estado e não prestaram contas. O MP propôs que não houvessem mais esses repasses até que os grupos se regularizassem, por isso ficou parado”, explicou.
 
 
Diante dessa situação, afirmou, foi mostrado para o MP que a não realização do duelo gerou problemas social e cultural. Ele observou que com a realização do evento, pelo Governo do Estado, os grupos terão recursos para pagar as dívidas e resolver as questões com o MP e Tribunal de Contas.
 
 
“Estamos planejando a realização do duelo no mês de outubro. Porém, dependemos das diretrizes do Ministério Público para podermos fazer com toda a legalidade”, declarou.
 
 
Outro ponto abordado pelo secretário da Sejucel, foi o apoio que está sendo dado aos esportistas rondonienses. Ele contou que cerca de 400 atletas, de várias modalidades esportivas, foram competir fora do Estado com apoio governamental.
 
 
“Isso teve um retorno de 160 medalhas. Temos o programa Pró-Atleta, se você é um esportista e praticante de esporte e obtêm resultados, peça para a sua federação, fazer um ofício para a Sejucel ou a um deputado, informando que você vai representar Rondônia em outro Estado, que compramos a sua passagem”, explicou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS