APOIO: Pais incentivam e estimulam atletas rondonienses nos Jogos Escolares da Juventude

“Acompanhar a menina é um privilégio. A atleta se sente mais confiante”, disse Saldanha, ao participar ativamente dos interesses da filha

APOIO: Pais incentivam e estimulam atletas rondonienses nos Jogos Escolares da Juventude

Avô (Bunichi Matsubara) e mãe (Juliana Saldanha) de judocas rondonienses comentam atuações dos atletas no tatame / Foto: SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Que o apoio dos pais no desenvolvimento dos filhos é fundamental na construção da identidade esportiva, ninguém deve ter dúvida. Atletas do judô e do basquetebol que defendem a bandeira de Rondônia no brasileiro escolar estão recebendo esse apoio e sendo estimulados a dar o melhor no tatame e na quadra.

 

A tri-campeã estadual dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), judoca Natália Balbinot, 14 anos, conta com o prestígio da mãe Juliana Saldanha em Blumenau (SC). “Acompanhar a menina é um privilégio. A atleta se sente mais confiante”, disse Saldanha, ao participar ativamente dos interesses da filha, que é da categoria -48kg, e estudante da escola estadual Paulo de Assis, em Colorado do Oeste.

 

Desbravador do judô em Rondônia, Bunichi Matsubara acompanha de perto, em Santa Catarina, o neto Yuki e outros três judocas de Colorado do Oeste. Prestes a completar 80 anos de idade, Matsubara está bem ativo na modalidade esportiva que tem origem no país de nascimento, o Japão.

 

É um presente educar, treinar e assistir as lutas do neto. Criança precisa de disciplina. E isso nós ensinamos e cobramos”, disse Matsubara, que ainda dá aulas de judô em academia própria.

 

O desportista Antônio Sáuma acompanha o filho, o armador Eduardo Sáuma, pela segunda vez em competição grande fora de Rondônia. A primeira viagem foi a Palmas (TO), quando a equipe do garoto foi campeã e garantiu a vaga no basquete infantil dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que segue até o próximo dia 30, em Blumenau (SC).

 

 

Pai do armador infantil do basquete aponta erros e acertos do filho após final de partida

 

 

 

Estar com o filho em torneios esportivos, sejam grandes ou pequenos, é muito importante. É nesse momento que passamos mais credibilidade, tranquilizamos o atleta e o alertamos para os cuidados em não cometer erros nas partidas”, disse Antônio Sáuma, experiente jogador de basquete.

 

No domingo (17), a estreia da equipe do menino Sáuma, que completa 13 anos nesta segunda-feira (18), não foi das melhores. O time, do colégio Classe A, de Porto Velho, perdeu a primeira partida para os gaúchos do colégio CEAT, de Lajeado. “O puxão de orelhas serviu para me orientar e corrigir falhas”, disse o garoto, ao final da partida. “Pai e mãe quer o sucesso do filho. É muito importante essa presença. Sinto-me mais seguro”, afirma o garoto.

 

 

CAMPING

 

Antes de viajar a Santa Catarina, os judocas e atletas dos basquetes rondonienses participaram de um camping em Porto Velho. “A concentração, treinos e palestras motivacionais foram atrativos a mais preparado para proporcionar o melhor aos nossos atletas”, disse o chefe de delegação, professor Expedito Santana, ressaltando a ação do Governo de Rondônia em reforço ao esporte escolar. “Nossos atletas foram tratados com padrão de primeiro mundo”, frisou o sensei José de Oliveira.

 

 

Delegação de Rondônia

 

 

Para Juliana Saldanha, as atividades aplicadas em Porto Velho foram espetaculares. “Conversei com vários atletas e os sentimentos deles transbordam emoção e gratidão”, comentou Saldanha, que, a exemplo do demais parentes de atletas, viajou a Blumenau por conta própria.

 

Alunos-atletas do basquete infantil e juvenil masculino e das modalidades de Wrestling (luta olímpica) e judô dos gêneros masculino e feminino seguem competindo nos JEJ até quarta-feira (20). Na quinta-feira (21) os rondonienses do segundo bloco se credenciam na Vila Germânica para as competições das modalidades de atletismo e badminton. De 26 a 30, os alunos-atletas representam Rondônia no JEJ nas modalidades de ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

 

Recheada de atrativos artísticos, músicas e danças, a cerimônia de abertura aconteceu na noite de sábado (16), no ginásio Galegão. O JEJ é o principal evento esportivo escolar do país. É realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que em 2019 reunirá 4998 estudantes-atletas de 12 a 17 anos em 14 modalidades esportivas.

 

Rondônia participa em 11 modalidades. Os atletas foram classificados nas etapas estaduais dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), idealizado e organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O governo estadual custeia aos atletas e técnicos do interior as passagens rodoviárias dentro de Rondônia, além de adquirir os trechos aéreos de ida e volta para toda a delegação composta por 134 membros, entre atletas, técnicos e dirigentes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS