DIAS DE GLÓRIA: Vilhena, segundo maior campeão do estado, relembra os cinco títulos

Lobo do Cerrado conquistou o campeonato rondoniense de 2005, 2009, 2010, 2013 e 2014. Participou ainda de seis edições da Copa do Brasil, três Série D e duas Copa Verde.

DIAS DE GLÓRIA: Vilhena, segundo maior campeão do estado, relembra os cinco títulos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nas costas a camisa 10 e a responsabilidade de conduzir o Vilhena Esporte Clube (VEC) ao primeiro e grande triunfo no Campeonato Rondoniense. Essa história é contada por uma dos principais personagens, do até então desacreditado Lobo do Cerrado.

 

Um número pequeno de torcedores lembram-se de Valdomiro Eduardo Martins, de 41 anos. Isso porque o ex-meio de campo era conhecido por Miro, um dos ídolos do time do Cone Sul.

 

Fundado em 3 de junho de 1991, o torcedor do VEC teve que esperar 14 anos para ver o time levantar a primeira taça. O título veio depois de uma vitória de virada por 4 a 2 diante do Ji-Paraná, maior campeão do futebol de Rondônia, no Portal da Amazônia. Para o ex-camisa 10, 2005 ainda está marcado na memória.

 

- Foi uma história muito bonita que até hoje as pessoas quando me veem lembram-se desse título. É uma história que fechou com chave de ouro – disse Miro.

 

Miro ainda conta que antes de ser campeão o torcedor olhava o time com desconfiança, devido ao histórico de péssimas campanhas em campeonatos anteriores. Mas que sempre sonhou com dias melhores.

 

- Eu ia pra Cacoal jogar e via as pessoas nas ruas com a camisa do time União Cacolense e pensava, será que lá em Vilhena eu vou ver as pessoas com a camisa do VEC? Eu tinha aquilo na cabeça, depois de 2005 isso aconteceu e com o título isso aumentou – relembra.

 

Naquele ano o VEC foi campeão vencendo dez partidas, obteve cinco empates e saiu derrotado apenas uma vez, justamente contra o Ji-Paraná no primeiro jogo da final, no estádio Biancão. No jogo de volta, depois de começar perdendo por 1 a 0, o Vilhena virou e venceu por 4 a 2, encerrando um ciclo de quase uma década e meia sem título.

 

No jogo até então mais importante do Lobo do Cerrado o camisa 10 também balançou as redes.

 

- Estava 2 a 1 pra gente e o Ji-Paraná tava nos pressionando, aí teve uma jogada que sai desde o meio de campo com a bola e quando cheguei na entrada da área sofri a falta. Aí eu bati a falta rasteira, no canto esquerdo do goleiro e graças a Deus a bola entrou -

 

Depois de 2005 o Vilhena conquistou mais quatro campeonatos; 2009, 2010, 2013 e 2014. Nesse período proporcionou ao torcedor vilhenense jogos memorareis pela Copa do Brasil, quando duelou contra gigantes do futebol brasileiro.

 

 

Em 2010 empatou no Portal da Amazônia em 2 a 2 contra o Atlético Paranaense e em 2014 deu trabalho ao Palmeiras. O time do Palestra Itália que veio a Rondônia com Fernando Pras, Lúcio – campeão do mundo pela seleção em 2002 – e o chileno Valdivia teve trabalho pra vencer por 1 a 0.

 

Para o ex-jogador o nível e o reconhecimento que o Vilhena obteve se deve ao primeiro título conquistado há 13 anos. Miro sonha em ver o clube a situação diferente da que está atualmente.

 

- Meu coração é VEC, então a gente sonha em ter uma nova organização, uma nova presidência e um novo planejamento – finaliza.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS