Integrante de grupo de torcedores vai a veículos de comunicação de Porto Velho e Rio Branco divulgar o duelo do Atlético-MG contra o xará acreano
Foto: Arquivo Pessoal
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
São mais de 3.500 quilômetros separando Belo Horizonte de Rio Branco, no Acre, onde o Atlético-MG estreia quarta-feira contra o xará acreano na Copa do Brasil. Mas essa distância não vai separar o Galo de sua torcida. Um grupo de atleticanos da região Norte do Brasil vem se mobilizando nos últimos dias para promover a partida e marcar presença no Arena da Floresta, local do confronto. Eles não medem esforços e já bateram ponto em programas de rádio e de TV para levar o nome do Atlético-MG.
A iniciativa é do Consulado “Galo Porto”, de Rondônia. O grupo se encontra em dias de jogos em um bar da capital Porto Velho para torcer à distância pelo time do coração. Agora, quer sentir a emoção das partidas bem de perto. Antes disso, quer promover o jogo do Atlético.
Valdir Alves “Galo”, como ele se define, é o coordenador de consulados da região Norte. O jornalista, mineiro de Mantena, mas criado em Belo Horizonte e há anos vivendo em Rondônia, é assessor de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Acima de tudo, é atleticano. Para ele, não há obstáculos para mobilizar os torcedores alvinegros.
“Valdir Galo” já foi a programas de rádio e de TV na capital de Rondônia e também em Rio Branco para falar exclusivamente do Atlético-MG, e claro, das ações preparadas para o jogo pela Copa do Brasil. Ele convoca os atleticanos da região para o jogo na Arena da Floresta. Sonha também em impulsionar a criação do consulado no Acre.
- No Acre, não tem consulado do clube, assim como no Amapá. Mas nós já fomos a Rio Branco e demos entrevistas, conseguimos pessoas para instalar o consulado do Galo no Acre. Para o jogo de quarta-feira, estamos organizando uma caravana, com ônibus especial para 50 pessoas, além de outras tantas que vão de carro, ônibus ou avião.
Não é uma viagem qualquer. Mais de 500 quilômetros separam as capitais. Depois de horas de estrada, eventos especiais estão previstos em Rio Branco, além, claro, do objetivo maior, que é ver e apoiar o time em campo.
- Vamos sair às 22h de terça-feira e chegar em Rio Branco às 7h de quarta. Vamos tomar café no mercado municipal, depois faremos um passeio pelo centro histórico. Às 11h, teremos o evento dos consulados, com a participação de membros da diretoria. Nós do “Galo Porto” seremos os anfitriões. Vamos nos reunir no restaurante O Paço, no centro.
Em 2010, o Atlético-MG já havia jogado em Rio Branco. Na ocasião, a equipe goleou o Juventus por 7 a 0, com cinco gols de Obina. Muitos atleticanos marcaram presença - eram a maioria, segundo Valdir, que estava entre eles. Mas se encontraram apenas no estádio. Agora, o desejo é fazer uma grande festa durante todo o dia em Rio Branco.
- Em 2010, contra o Juventus, muitos virem, mas só se encontraram na Arena, porque ninguém sabia que o outro estava lá. Éramos maioria no estádio. Eu estava lá. Agora, com esse espaço nas rádios e tv’s, estamos informando que teremos um evento às 11h para os irmãos atleticanos, para que todos possam se encontrar e se confraternizar.
A “Galo Porto”
Criado entre 2014 e 2015, esse grupo de atleticanos reúne cerca de 500 pessoas. O objetivo é divulgar o nome do Atlético-MG e, claro, se encontrar para torcer pelo clube.
- Depois de um contato do Geraldo da Galo Salvador, eu reuni os atleticanos que conheço em Porto Velho, apresentei a proposta do consulado, fizemos uma logomarca com as características de Porto Velho, que é o escudo do Atlético com as três caixas d'água, marca maior da cidade, que abasteciam os moradores na época da fundação, e que vieram dos Estados Unidos em módulos para serem montados aqui. Criamos um grupo de whatsapp, perfil no facebook e o twitter. Abrangemos todo o estado de Rondônia. Em Ariquemes, temos a AriGalo. Em Jaru, temos a Galo Jaru, em Ouro Preto (RO), temos a Galo de Ouro, em Ji-Paraná, a Ji-PaGalo. Nosso grupo tem cerca de 500 pessoas em todo estado. Além de ser uma família, nosso consulado é uma equipe. Por isso, ressalto que ninguém faz nada sozinho. É muita gente colaborando voluntariamente por amor ao Galo. Amigos como o advogado Paulo Timóteo, o ortopedista Amaury, o técnico em informática Reginaldo e o professor Manoel Anísio.
A concentração é no Bar do Maranhão. Em dias de jogos, se encontram para torcer pelo Atlético-MG. O proprietário do estabelecimento é palmeirense, mas ele abre as portas para as duas torcidas.
- A gente se reúne no Bar do Maranhão, que é o Ednaldo, um palmeirense. Ele coloca o bar à disposição para essas duas torcidas. Existe aqui uma massa muito grande de flamenguistas e de times do eixo Rio-São Paulo. Minha filha, Maria Clara, de oito anos, é atleticana roxa. Se a gente desse um vacilo, ela torceria para um time desses, porque, na sala de aula, são 40 crianças e só ela atleticana, restante é tudo de time do Rio e São Paulo.
Além de aproximar os atleticanos, o Consulado “Galo Porto” tenta fisgar aqueles que não têm time na região. Com carisma e garantia de boa companhia para ver os jogos, tem conseguido novos atleticanos.
- Somos uma família. Em Rondônia, tinham pessoas que não torciam para nenhum time. Só pela amizade e vendo a gente sofrendo e vibrando com o Galo, passaram a torcer pelo Atlético-MG, e vestem até a camisa.
O que são os Consulados do Galo?
Um Consulado é um ponto de encontro de torcedores do Atlético-MG em bares mundo afora, com crianças, jovens, adultos, sempre em clima familiar e de amizade. Organizada por torcedores, a iniciativa já conta com 38 consulados no Brasil e 18 em outros países. No intuito de se aproximar de todos os seus torcedores, o Atlético-MG promove ações de reconhecimento aos Consulados do Galo, grupos de Atleticanos que se organizam mundo afora para ver os jogos do time e apoiar as ações do clube.
Consulados no Brasil
Consulados no mundo
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!