A renda da partida será toda revertida para os familiares das vítimas. O problema é que o horário das 21h45min e o local escolhido, o Engenhão, intimidaram os torcedores. Chegar ao bairro do Engenho de Dentro é complicado à noite.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ignorem o resultado. Esqueçam-se do teor competitivo. O amistoso Brasil x Colômbia, nesta quarta-feira, será um daqueles jogos em que o mundo do futebol vencerá. Duas das principais seleções do continente, protagonistas de confrontos renhidos e até violentos nos últimos anos, se enfrentarão por um ato de solidariedade. Entrarão no gramado do Engenhão com o objetivo único de afagar o coração de quem perdeu uma parte de si com as 71 vítimas do acidente do voo da Chapecoense.
A renda da partida será toda revertida para os familiares das vítimas. O problema é que o horário das 21h45min e o local escolhido, o Engenhão, intimidaram os torcedores. Chegar ao bairro do Engenho de Dentro é complicado à noite. A zona oeste do Rio fica na contramão para os cariocas. Ainda há a vizinhança com a Cidade de Deus e algumas outras favelas que oferecem insegurança aos torcedores. Enfim, mazelas que afetam até o espírito de um povo solidário como o nosso. E há ainda o obstáculo do preço. Os ingressos para o Jogo da Amizade custam entre R$ 70 e R$ 150. Forçam a amizade, como diz a gurizada em sua linguagem particular.
A partida será precedida de homenagens à Chapecoense e aos colombianos, que mostraram a nobreza do seu povo ao abraçar ao clube naquele que é considerado um dos momentos mais dolorosos da história do futebol. O goleiro Follmann estará no estádio. Nesta terça, ele recebeu alta no Hospital da Unimed, em Chapecó, e se despediu entoando canto evangélico e irradiando alegria. Follmann é um modelo de perseverança a ser seguido por todos nós. Foi perguntado sobre a amputação logo abaixo do joelho direito e as limitações de movimentos no tornozelo esquerdo. Sua resposta foi desconcertante:
— Chorando, rindo ou desesperando, a perna não vai voltar. Não tem porque esconder. Vou a São Paulo colocar prótese e não tem porque esconder. É uma coisa que faz parte do meu corpo, da minha vida. Tenho orgulho de como meu corpo está.
A lição de Follmann é só uma das atrações inspiradoras do amistoso desta noite. O lateral-esquerdo Alan Ruschel também confirmou presença. O zagueiro Neto agradeceu ao convite. Ainda sente receio com viagens de avião. Os dois já retomaram uma rotina mais próxima a de um jogador de futebol. A Chapecoense mostrou imagens deles no vestiário, caminhando na esteira e iniciando de forma vagarosa um trabalho de recuperação física.
A corrente de solidariedade e a sensibilidade que envolvem a partida deixaram em segundo plano seus aspectos mundanos. O que é certo. Menos para a Fifa,. Ele entendeu o amistoso como um jogo qualquer. Tanto que computará pontos para o seu ranking. Um empate coloca o Brasil de volta ao topo depois de sete anos, ultrapassando a Argentina. Mesmo com todo o simbolismo, ninguém leva isso em conta. Tanto é que Tite reagiu com certa indignação ao descobrir que haverá limite de seis substituições. Pretendia mudar o time inteiro e, se possível, usar os três goleiros que levou. Não será possível. Cinco dos 23 convocados participação do amistoso apenas com o coração. O que, para o caráter da partida, é uma contribuição do tamanho do Brasil, da Colômbia e do mundo inteiro que chorou pelas vítimas do voo 2933 da LaMia.
Embora o caráter solidário da partida, alguns jogadores podem aproveitar o amistoso para mostrar serviço a Tite e se candidatar a um lugar na Seleção. Veja alguns deles:
Goleiros — Alisson é o titular. Wéverton, pela contribuição decisiva no ouro, ficou com a segunda vaga. A terceira está aberta. Muralha tem sido chamado. Mas Danilo Fernandes virou candidato.
Geromel — Miranda, Marquinho, Gil e Thiago Silva, nesta ordem, formam o quarteto de zagueiros. Mas Geromel está nos calcanhares dele. Tite já confidenciou que o gremista só não está entre os 23 porque os quatro zagueiros são fora de série. Quem sabe ele não mostra que também é dessa estirpe neste amistoso.
Walace — Casemiro é o dono da posição à frente da área. Mas Fernandinho ainda não está 100% confirmado. Walace tem estatura e qualidadede saída de bola para jogar por ali. Também pode ser alternativa mais à frente. Tem chance de mostrar a Tite
Os guris — Luan e Gustavo Scarpa começarão na reserva. Os dois guris, no entanto, são de qualidade acima da média e podem começar a pavimentar um caminho na Seleção Principal. Luan, aliás, só não foi convocado para enfrentar Equador e Colômbia porque Tite precisou enviar a lista à Fifa em meio à Olimpíada.
BRASIL
Wéverton; Fagner, Rodrigo Caio, Geromel e Fábio Santos; Walace, William Arão, Lucas Lima, Dudu e Robinho; Diego Souza.
Técnico: Tite
COLÔMBIA
Camilo Vargas; Uribe, Felipe Aguilar, Quintero e Farid Díaz; Abel Aguilar, Bocanegra e Montoya; Borja, Téo Gutiérrez e Copete.
Técnico: José Pekerman
Início: 21h45min
Local: Estádio Nílton Santos, no Rio
Arbitragem: Jorge Balino, auxiliado por Lucas Germanotta e Gabriel Chade (trio argentino)
O jogo no ar: a RBS TV, Band, RedeTV, Record News, o Sportv, ESPN Brasil, Fox Sports, EIMaxx e Bandsports transmitem ao vivo. A Rádio Gaúcha abre sua transmissão às 20h10min. Acompanhe a partida minuto a minuto em www.zerohora.com/esportes
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!