Treinador das categorias de base do próprio "Colorado" entre 1990 e 1994 e entre 1996 e 2000, Lisca começou a ganhar mais notoriedade nacional quando treinou os profissionais do Juventude, em 2012 e 13. Na equipe de Caxias do Sul, ele conseguiu eliminar o
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Internacional agiu rápido na madrugada desta sexta-feira e, após o empate em 1 a 1 com a Ponte Preta, no Beira-Rio, demitiu Celso Roth e contratou para seu lugar um velho conhecido: Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, o Lisca. Ele será o responsável por ser o "bombeiro" da vez e salvar o time do rebaixamento para a Série B.
Treinador das categorias de base do próprio "Colorado" entre 1990 e 1994 e entre 1996 e 2000, Lisca começou a ganhar mais notoriedade nacional quando treinou os profissionais do Juventude, em 2012 e 13. Na equipe de Caxias do Sul, ele conseguiu eliminar o poderoso Grêmio nos pênaltis no Campeonato Gaúcho, escalou o alambrado e foi para o meio da torcida para comemorar.
A partir dali, ele recebia o apelido que leva até hoje: "Lisca Doido".
Carismático, o jovem técnico de 44 anos é diferente dos outros profissionais no Brasil. Além das táticas e das formas de treino, ele aprendeu também a dançar quando treinava o Náutico - onde é ídolo até hoje.
Explica-se: a torcida do "Timbu" odeia o atacante Neto Baiano, atualmente jogando no CRB-AL e ícone do maior rival, Sport. Em suas comemorações de gol, o camisa 9 costumava provocar o inimigo "frescando", conhecido no Nordeste por uma música da dupla Shirley e Santiago. Eis que Lisca, "doido" como poucos, devolveu na mesma moeda.
Em uma partida do Náutico contra o Criciúma, no Brasileiro da Série B do ano passado, a equipe pernambucana venceu por 2 a 0, e o técnico não pensou duas vezes: virou para seu torcedor e mostrou seu gingado.
"Eu não sou de dançar, fui mais na brincadeira da torcida. Eles estavam 'frescando' e pediram pra eu ir, então eu fui. Conhecia a música porque alguns jogadores ouvem, mas fiz uma dança mais estilo Vanerão, bem gaúcho mesmo. Eu sou muito duro para 'frescar', gaúcho não tem essa ginga", brincou Lisca em entrevisto no ano de 2015.
Apesar de nascido no Sul, definitivamente o técnico tem predisposição a virar ídolo de nordestinos. Após deixar o Náutico no ano passado, ele foi o "salvador da pátria" do Ceará, que estava muito perto de ir para a Série C. Em uma arrancada incrível e com 70% de aproveitamento após sua chegada, o "Vozão" se safou da queda.
Tudo isso colocou Lisca no coração alvinegro. Não à toa recebeu música própria do torcedor e o fazia arrepiar com o grito "saiu do hospício, tem que respeitar: Lisca Doido é Ceará" - veja no vídeo acima.
Apesar do ótimo trabalho na equipe de Fortaleza, não se pode dizer que o treinador gaúcho chegará ao Internacional credenciado pelo seu último desempenho. Contratado para mais um cargo emergencial, ele até começou com uma vitória no Joinville, então na 18ª colocação (2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa). Mas depois, foi só ladeira abaixo.
Em apenas 12 jogos, Lisca conquistou só três vitórias, quatro empates e outras cinco derrotas com a equipe tricolor de Santa Catarina e acabou demitido em só três meses, deixando o "JEC" em situação pior do que como se encontrava antes de sua chegada, na 19ª e penúltima posição da segundona. Hoje, o time é o 17º, quatro pontos atrás do Oeste e só por um milagre se salva da queda.
A estreia do treinador pelo Internacional deverá acontecer já na próxima segunda-feira, quando o "Colorado" visitará o Corinthians, às 20h (de Brasília), pela 36ª rodada do Brasileirão. A equipe gaúcha tem 39 pontos ganhos - mesmo número do Vitória, mas com menos gols marcados que os baianos - e está no 17º posto.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!