Cruzeiro: o campeão é necessariamente o melhor? – Adelmo Souza (Zina)

Cruzeiro: o campeão é necessariamente o melhor? – Adelmo Souza (Zina)

Cruzeiro: o campeão é necessariamente o melhor? – Adelmo Souza (Zina)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao término da rodada em que se tornou tricampeão brasileiro, a tabela mostrava que o Cruzeiro tinha dezesseis pontos de diferença em relação ao segundo colocado, com um  aproveitamento de 72,5%, além do melhor ataque e da segunda melhor defesa. Não há dúvida de que o time celeste é o campeão legítimo, mas não custa nada provocar: o time campeão é necessariamente o melhor?

Em 2012, o londrino Chelsea levantou pela primeira vez a taça de Champions League. Na trajetória vitoriosa, os Blues eliminaram o Barcelona na semifinal e o Bayern de Munique na final, com o ingrediente de que este último atuava sob seus domínios. Ainda assim, muitos questionaram a conquista do time de Lampard e Drogba, sobretudo por seu jogo defensivo, pragmático. Apesar do título, teria o Chelsea o melhor futebol da Europa naquele ano? E o Fluminense campeão do ano passado, era o melhor do Brasil? E o Corinthians, campeão mundial, tem o melhor futebol do planeta?

Retornemos ao nosso pior pesadelo: a eliminação brasileira da Copa do Mundo da Espanha em 1982. A equipe de Cerezo, Sócrates, Falcão e Zico foi superada pela Itália de Paolo Rossi na fatídica partida que denominamos “Tragédia de Sarriá”. Até hoje somos unânimes em afirmar que éramos os melhores, e boa parte da imprensa mundial nos faz companhia. A Itália terminou com o título, mas a pergunta persiste: a Azzurra fora a legítima campeã?

Talvez os times apresentados não fossem de fato os melhores. Do ponto de vista futebolístico, cujo critério é a beleza do espetáculo, e é sob este prisma a que me refiro, muitos dos que fracassaram foram mais encantadores. Não há como negar que o Barcelona de Messi fosse o melhor time do mundo em 2012, ainda que o Corinthians tenha conquistado o Mundial de Clubes.

Não pretendo e nem tenho condições de desmerecer as conquistas brilhantes aqui exemplificadas, e a intenção não é esta. Da minha parte, não acho que o vencedor tenha que ser necessariamente considerado o melhor numa competição. Isso se chama competência. Reitero que este não é o caso do Cruzeiro. Quanto à Itália, injustamente vitoriosa, há que se concordar: são coisas do futebol!

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS