Classe que foi oficializada pela Federação Internacional de Vela em novembro de 2012
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze sagrou-se vice-campeã mundial de vela na classe 49erFX na tarde deste domingo, em Marseille, na França.
Foto: Divulgação
Esse foi o primeiro mundial de 49er FX, classe que foi oficializada pela Federação Internacional de Vela em novembro de 2012 e que fará sua estreia em Jogos Olímpicos no Rio, em 2016.
Desde o primeiro dia de provas, Martine e Kahena se mantiveram entre as dez melhores duplas da competição e, na disputa final, conquistaram o vice-campeonato mundial com 98 pontos.
O título do Mundial ficou com a dupla neozelandesa Alexandra Maloney e Molly Meech, atual número um do ranking da Federação Internacional de Vela, que chegou ao final da competição com 78 pontos.
O Mundial de 49erFX começou na última terça-feira e reuniu 53 duplas.
"Nós tínhamos a expectativa de chegar entre as cinco primeiras. O começo do campeonato foi bem duro, mas ontem [sábado] e hoje [domingo] velejamos muito bem e surpreendemos a nós mesmas. Estamos muito felizes", disse Martine Grael, filha do velejador brasileiro bicampeão olímpico Torben Grael.
Martine Grael e Kahena Kunze, ambas com 22 anos, estão competindo juntas há quase um ano. No primeiro semestre elas venceram o Campeonato Norte-Americano de 49er FX e da Miami OCR, competição válida pela segunda etapa da Copa do Mundo de Vela. Em julho foram vice-campeãs do Campeonato Europeu de 49er.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!