Corinthians e São Paulo duelam por título da Recopa nesta 4ª
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Corinthians e São Paulo decidem a partir das 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira a Recopa Sul-americana. No tira-teima entre o último campeão da Copa Libertadores e o vencedor da Copa Sul-americana, o Alvinegro joga por um empate, vantagem obtida com um triunfo por 2 a 1 no Morumbi.
No Pacaembu, o Timão tentará esquecer a má atuação na derrota para os reservas do Atlético-MG, no último domingo. O resultado, que impediu a equipe de Tite de se aproximar dos líderes do Campeonato Brasileiro, mostrou que jogar com o barulho da Fiel pode não ser suficiente.
O último Majestoso no estádio municipal também serve de lição. Na última partida antes do embarque para o Japão, em dezembro do ano passado, o time que pintaria o mundo de preto e branco duas semanas depois recebeu os reservas do Tricolor e foi derrotado por 3 a 1.
“É claro que é importante jogar do lado do nosso torcedor, mas temos de saber usar isso. Fizemos dois bons jogos, ganhamos do São Paulo e do Bahia fora. Dentro de casa, acabamos perdendo para o Atlético. Vamos ter de jogar com inteligência”, afirmou o volante Ralf.
Inteligência é um quesito no qual o Corinthians deverá melhorar com o retorno de Danilo. Ele e Emerson estão recuperados de contusão e provavelmente serão escalados por Tite. Douglas e Renato Augusto, que também estavam fora, serão opções para Tite no banco.
Assim, completo, o Timão buscará o único título que lhe falta nos últimos quatro anos. Campeão do Paulista, da Copa do Brasil, do Brasileiro, da Libertadores e do Mundial desde 2009, o clube do Parque São Jorge espera acrescentar a Recopa a um dos períodos mais vitoriosos de sua história. Basta um empate.
Ao São Paulo, agora comandado por Paulo Autuori, só a vitória interessa. Pode ser pela diferença mínima, o que levaria a disputa à prorrogação, mas o objetivo é conseguir dois gols de vantagem e conquistar o título no tempo regulamentar. O problema é que o time se afundou em crise incomum para os últimos anos e já não vence há sete jogos - oito, se levado em consideração amistoso contra o Flamengo.
A troca no comando técnico, à primeira vista, ainda não surtiu muito efeito. O sucessor de Ney Franco estreou no domingo, após três dias de trabalho, e viu a equipe ser derrotada de virada para o Vitória, apresentando em Salvador a desatenção tática de costume. O novo treinador então cobrou mais força mental a seus jogadores e disse que, neste momento, a conversa é a principal saída para reagir.
Preocupado com o Campeonato Brasileiro, o capitão Rogério Ceni igualmente entende que os erros não serão corrigidos de uma hora para outra, mas aposta na motivação do clássico para voltar a vencer. "É completamente possível, são 90 minutos. A gente já venceu o Corinthians algumas vezes no Pacaembu. Há um combustível natural", falou o goleiro, que perdeu a Recopa de 2006 para o Boca Juniors e atirou a medalha de prata à torcida.
Ceni é um dos poucos titulares garantidos, pois Autuori escondeu a escalação, mantendo algumas dúvidas criadas nos últimos dias. O lateral esquerdo Clemente Rodríguez foi punido pela Conmebol com quatro jogos de suspensão - por expulsão quando ainda estava no Boca Juniors - e aguarda resposta de pedido de efeito suspensivo. Outros quatro jogadores lutavam contra dores (o lateral direito Douglas, o zagueiro Rafael Toloi, o volante Denilson e o meia Jadson), mas já se recuperaram.
O ataque - sempre com dois homens, prometeu Autuori - deve ter Osvaldo e Luis Fabiano. O segundo, artilheiro são-paulino no ano, não atuou na estreia do comandante porque havia sido expulso na rodada anterior do Brasileiro, quando foi chamado de "pipoqueiro" por parte da torcida. Dias antes, o camisa 9 havia dito que essa fama só terminaria quando ele fosse decisivo para levantar um troféu de destaque. Como andam gritando os são-paulinos, a próxima chance "é quarta-feira".
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X SÃO PAULO
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 17 de julho de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Assistentes: Márcio Santiago (MG) e Fabricio Vilarinho (GO)
CORINTHIANS
Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero. Técnico: Tite.
SÃO PAULO
Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Edson Silva (Rafael Toloi) e Juan (Clemente Rodríguez); Wellington, Denilson, Jadson (Maicon) e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico: Paulo Autuori.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!