A Seleção Brasileira de judô encerrou sua participação no Aberto Pan-americano de judô, disputado este fim de semana em San Salvador, com mais duas medalhas de ouro neste domingo. O País confirmou seu domínio no torneio e subiu ao pódio em todas as categorias da competição, conquistando sete ouros, três pratas e quatro bronzes.
O domínio do País foi tão claro no Aberto Pan-americano, que substitui a antiga Copa do Mundo, que a segunda colocação no quadro de medalhas foi da Grã-Bretanha, que teve apenas dois ouros em um total de seis subidas ao pódio.
Neste domingo, os destaques nacionais foram Rafael Buzacarini e Eduardo Santos, campeões nas categorias meio-pesado e médio, respectivamente. O primeiro precisou vencer a final nacional contra Hugo Pessanha para subir ao lugar mais alto do pódio.
“Fomos para San Salvador com uma equipe com muitos atletas jovens e com alguns mais experientes, voltando de lesão como é o caso da Mariana Silva, Hugo Pessanha e Daniel Hernandes. E todos fizeram o dever de casa. A competição não teve um nível muito alto mas conseguimos medalhas em todas as categorias que disputamos e isso é muito positivo. Tenho certeza que todos saem mais confiantes para as próximas competições”, analisou Ney Wilson, gestor técnico das equipes adultas.