O governo do Estado, através da secretaria de Estado da Educação (Seduc), esta apoiando com as passagens aéreas para a delegação composta por 63 pessoas.
A delegação será coordenada pelo professor Silvio Carmo pós-graduado em Esportes e Recuperação e que também preside a ONG Rondônia Clube Paraolímpico. O professor realiza há muitos anos um excelente trabalho com para-atletas no Estado. Os resultados são os títulos conquistados pelos atletas em competições nacionais.
A Paralimpíadas Escolares é um evento realizado pelo Comitê Paralimpíco Brasileiro (CPB) em parceria com a prefeitura de São Paulo e o Comitê de Apoio ao Desporto do Estado de São Paulo. O evento é destinado aos alunos com deficiência física, intelectual e visual com idade entre 12 e 19 anos e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental e médio.
Cerca de dois mil atletas de 24 estados e do Distrito Federal estarão disputando 10 modalidades esportivas reconhecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional que são: atletismo, bocha, futebol de 5 (futsal), futebol de 7 (soçaite), goaball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Das 10 modalidades esportivas, Rondônia irá participar apenas de seis: futebol de 7 (soçaite), atletismo, natação, tênis de mesa, judô e bocha. Mas Rondônia tem grandes chances de conquistar medalhas nestas modalidades. A técnica do atletismo Marinalva Costa destacou o esforço dos atletas nos treinamentos que agora passou a ser realizado no período da manhã e tarde, “eles são tão esforçados que superam as próprias dificuldades e deficiências, é um orgulho pra mim trabalhar com esses atletas”.
O atleta Matheus Evangelista de 18 anos, primeiro lugar no ranking nacional é uma das promessas de medalhas nas Paralimpíadas Escolares, “por causa da idade eu só tenho essa paralimpíada e do ano que vem para participar então pretendo fazer o meu melhor”, disse o atleta.
O professor Silvio Carmo disse que as Paralimpíadas Escolares é um evento muito importante, pois é uma das principais bases de referência de atletas de acordo com o Planejamento Estratégico do Comitê Brasileiro, objetivando a formação da equipe nacional para os Jogos Paralimpicos do Rio 2016.
A delegação de Rondônia embarca para São Paulo na madrugada do dia 15.