Os possíveis problemas gerados dentro e fora de campo renderam ao Ji-Paraná não apenas uma punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), de um ano afastado de competições como também a vaga para retornar à elite do futebol Profissional Rondoniense em 2010.
Com a pena imposta pelo TJD, o clube fica impedido de participar das competições promovidas pela FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) no ano que vem, o Departamento Técnico da entidade confirmou na quarta-feira o acesso do Cruzeiro que volta a Primeira Divisão.
De acordo com o diretor do Departamento Técnico da FFER, João Dalmo, apenas se fez cumprir o regulamento assinado e aprovado pelos dirigentes participantes no campeonato da 2ª Divisão. Segundo argumenta o diretor o artigo 9º da segundona diz:
As duas associações, campeã e vice do V campeonato rondoniense de futebol profissional – 2ª Divisão – 2009 – ascenderão à Primeira Divisão em 2010. Já no parágrafo 1º do mesmo artigo deixa claro o motivo do Ji-Paraná não ter subido para a Primeira Divisão quando diz: caso haja desistência ou impedimento, tanto da equipe campeã quanto da equipe vice-campeã, em particular do campeonato da Primeira Divisão de 2010, assumirá a vaga a associação melhor classificada no campeonato.
Com a pena imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva ao Ji-Paraná Futebol Clube, impedindo-o de participar das competições promovidas pela FFER no ano de 2010 e o departamento técnico da entidade divulga portaria com as seguintes considerações:
Integrando o Cruzeiro Esporte Clube à 1ª divisão do futebol rondoniense no ano de 2010 e determinando de acordo com as leis vigentes o direito de retorno ao Ji-Paraná ao futebol profissional, somente no ano de 2011 na 2ª divisão.
Tribunal de Justiça puniu Ji-Paraná
O problema do Ji-Paraná teve inicio às vésperas do jogo contra o Moto Clube, que seria disputado no dia 17 de outubro. Um possível complô dos jogadores – conforme noticiado na época pela imprensa – fez com que o time não disputasse a partida, no estádio Aluizio Ferreira. O Tribunal de Justiça Desportiva, em julgamento realizado na sessão do dia 11 de novembro, decidiu por unanimidade aplicar ao Ji-Paraná Futebol Clube as sanções previstas no artigo 203 do CBJD, impedindo-o de participar da próxima competição organizada pela FFER.
Com a eliminação do Galo da BR, vice-campeão, o Cruzeiro, que terminou a Segundinha na terceira posição, conquistou o acesso à elite.
A Primeira Divisão do Campeonato Rondoniense 2010 será disputada por oito clubes, sendo eles: Ariquemes, Cruzeiro, Espigão, Genus, Moto, Rolim de Moura, Shallon e VEC.