O XIX Campeonato Rondoniense de Futebol Profissional da 1ª Divisão está cercado de expectativas. Com inicio marcado para o dia 14 de março, com VEC e Rolim de Moura abrindo a disputa da temporada, o estadual terá a presença de oito clubes de sete municípios.
A capital será representada pelo já tradicional Sport Genus e o Shallon, de cara nova após retornar a elite do futebol rondoniense (vice-campeão da segundona em 2008).
Genus e Shallon têm chamado a atenção pelas inovações e o profissionalismo implantado nas equipes. Basta lembrar que o time Grená (Genus) fez sua pré-temporada em Goiás e só retornou para Porto Velho no final do mês passado. O Treinador é desconhecido, trata-se de Marcos Sequeto, mas segundo informações experiente e a diretoria quer o time nas semifinais.
No Shallon é tudo novidade, a começar pela diretoria e o trabalho profissional colocado em pratica. O elenco foi contratado a dedo como se fala na gíria do futebol e o treinador, apesar de jovem é experiente e tem determinação, o Sandro Roberto.
A meta traçada pela diretoria, comissão técnica e jogadores é chegar entre os quatro primeiros e figurar nas semifinais. Com o grupo que tem é bom ninguém duvidar, pois jogadores com potencial têm e vontade de vencer, segundo eles não faltará.
O município de Ariquemes vive a expectativa de um campeonato diferente, já que em 2008 o time Auriverde só venceu uma partida em 14 jogos realizados. Este ano a diretoria trouxe o experiente Anselmo Zuzart e montou meio que no sigilo uma boa equipe e figura no meio da imprensa esportiva do estado como favorita a estar no quadrangular final.
A cidade de Jaru terá o Jaruense renovado na sua parte administrativa, com um time modesto, isso considerado pela diretoria, mas que tem um elenco com jogadores desconhecidos e poucos prata da casa e o técnico Elias Sincón, que pela primeira vez irá comandar uma equipe no rondoniense apesar de morar no município a cerca de oito anos.
Mesmo correndo por fora como afirmam os dirigentes, não será surpresa nenhuma se o tricolor de Jaru figurar entre os quatro primeiros colocados, mas por enquanto o discurso é: Vamos tentar fazer uma boa campanha e permanecer na 1ª divisão.
Rolim de Moura tem o Tigre afiando a suas garras e para isto a diretoria não mediu esforços e contratou o técnico Pery Santana e um elenco forte para a disputa do campeonato, com a base do ano passado o Auri-azulino que chegou as semifinais, agora quer chegar mais longe e é um franco favorito para estar nas semi novamente.
O município caçula na elite, Espigão do Oeste (Campeão da segundona de 2008) passa a viver outra experiência, que é disputar o estadual da 1ª divisão e trouxe o experiente e renomado técnico Orlando Bianchini para comandar a equipe. O treinador trouxe alguns jogadores de sua confiança e vários prata da casa como o atacante Aderlan, querido do torcedor espigoense completam o elenco do azul celeste.
Pimenta Bueno, é o município que mais tem chamado a atenção da crônica esportiva, pois foi o ultimo time a começar seus trabalhos, com um elenco todo desconhecido e muito jovem, tem o treinador Marcos Gusmão com passagem por clubes internacionais e acredita no grupo.
Mas, as palavras do presidente, Rubens Silveira tem soado como provocadoras e irônicas ao afirmar que no campeonato rondoniense tem times piores que a seleção de Primavera do Oeste, que venceu o Pimentense em seu primeiro jogo amistoso de preparação. Além de dizer que esse ano o CAP vem pra ser campeão e não mais para brigar pra se salvar do rebaixamento.
Já Vilhena vive a maior expectativa, apontado como favorito ao titulo deste ano e mesmo com um inicio de temporada cheio de disse me disse, a diretoria conseguiu contornar toda a situação e com a tranqüilidade reinando o técnico Ivair Cenci montou a base do time vice-campeão do ano passado e já mostrou no jogo contra a Ponte Preta que tem potencial e a vaga nas semifinal do rondoniense é obrigação e se depender da comissão técnica e dirigentes a palavra de ordem é: O titulo de 2009 fica em Vilhena.
Resta agora ao torcedor rondoniense prestigiar a sua equipe, lotando os estádios e incentivando o seu time em busca de resultados positivos e a cada gol a alegria e a festa do mais eufórico e fanático torcedor.
Boa sorte a todos e que vença aquele que melhor aproveitar as oportunidades nos erros do adversário, se houver erros, é claro!