Durante jantar oferecido pelo comandante da Base Aérea de Porto Velho, tenente coronel Jason Sakai, na últim terça-feira, o governador Ivo Cassol (sem partido) conversou com o comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Juniti Saito, e com o comandante do VII Comando Militar da Aeronáutica (Comar VII), sediado em Manaus, major brigadeiro Souza e Melo, sobre a permuta de uma grande área pertencente à Aeronáutica por áreas do Governo do Estado que estão sendo usadas pelo Governo Federal.
Cassol aproveitou o encontro para apresentar um projeto elaborado pelo Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp) que prevê a construção de um grande parque esportivo e cultural na capital. O complexo seria construído num grande terreno localizado entre a margem esquerda da avenida Jorge Teixeira e a margem direita da avenida Lauro Sodré, no chamado “Espaço Alternativo”. “A idéia é aproveitar uma área ociosa para construir um parque esportivo e cultural, e em troca ceder imóveis do Estado que estão sendo usados pela União”, explicou Cassol ao comando da Força Aérea.
De acordo com a proposta, os prédios onde funcionam atualmente o Incra, a Polícia Federal e DNPM na avenida Lauro Sodré, os Correios da avenida Imigrantes e outros imóveis do Governo do Estado na capital e no interior seriam doados à União, que em troca cederia uma área para a construção do maior complexo esportivo-cultural do Estado.
Este novo local abrigaria um novo estádio de futebol, moderno e dentro das exigências da FIFA, quadras poli-esportivas, lagos, pistas de caminhada e um bumbdromo/sambódromo, para abrigar também eventos culturais e shows artísticos, uma vez que o terreno entre as avenidas Farqhuar e Presidente Dutra não poderá mais ser utilizado para este fim, devido à construção da nova sede da Assembléia Legislativa e do Teatro.
Por questões de segurança de vôo, o brigadeiro Saito descartou a utilização da área pretendida, uma vez que a mesma encontra-se na rota direta dos pousos e decolagens do aeroporto, e sugeriu como alternativa de permuta a área localizada à direita da avenida Jorge Teixeira sentido centro-aeroporto, após a vila militar da Força Aérea, para a construção do complexo. Mesmo assim o comando da Aeronáutica levou a concepção artística do complexo para análise em Brasília, e o Deosp fará um novo projeto para a área sugerida pelo comandante que será encaminhado para a Infraero, ANAC e Secretaria de Patrimônio da União, com a proposta definitiva de permuta.