Súmula Esportiva - por Gilson de Oliveira

Súmula Esportiva - por Gilson de Oliveira

Súmula Esportiva - por Gilson de Oliveira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

NOME E "FAMA" Assim como em outras atividades - "não é por falta de um grito que se perde a boiada"- no futebol não é diferente e a cada dia impressiona o encaixamento de determinados treinadores e jogadores, baseado em indicações não seguras. A super valorização de uma mercadoria totalmente desconhecida, "entregue" aos clubes, em sua maioria das vezes, não reflete nem de perto o curriculum construído pela figura de um e de outro. É comum, ao lermos e ouvirmos sobre o novo contratado, frases como: "jogou nos Emirados, em Portugal; treinou não sei aonde... Resumo da ópera: muitos clubes brasileiros, especialmente times da Segunda e Terceira Divisões, estão caindo no "conto do empresário". É a era moderna do futebol brasileiro! MUDANÇAS Aí se justificam os motivos de tantas mudanças nos comandos técnicos e dispensas e contratações aos montões de novos treinadores e atletas, normalmente, a cada duas ou três rodadas. Aliado ao fato de que a torcida brasileira não tem a cultura da paciência e exige resultados imediatos. Ela não tolera muito tempo treinador que perde duas ou, no máximo, três partidas seguidas. E, os dirigentes de clubes, mesmo alegando situações difíceis e de falências, se viram como podem para contornar as situações de derrotas. E o remédio, paliativo, como forma de satisfação à torcida, é emergir por esse caminho e que nem sempre traz os resultados imediatos: O de apostar no escuro, nos desconhecidos. OS TEMPOS Lembro bem, desde quando menino e já acompanhava futebol, que os clubes antes contratavam na base do "olho" do diretor de futebol. Ele exercia a função de viajar, se deslocar do clube para ver de perto, assistir a um, dois ou mais jogos de determinados jogadores mirados como possíveis reforços de seu clube. Cabia ao diretor a responsabilidade. E quando o cara desembarcava era uma festa porque quase sempre a nova "mercadoria" dava conta do recado. Diferente dos tempos atuais, onde, um simples e-mail ou uma mini fita são as referências se determinado atleta é bom de bola ou não! Além da internet, o inchaço de atletas por tudo quanto é lugar, a invasão dos empresários depois da Lei Pelé, criaram esse clima de bolsa de valores no futebol brasileiro. CAVALO PARAGUAIO Que me desculpe a meia dúzia de torcedores do Botafogo residente em Porto Velho (Mário, Manelão, Camachinho, Dalmo, Cícero e.... não lembro o último), mas o Alvinegro merece esse nome criado não sei por quem de "cavalo paraguaio". A estória conta que o cavalo paraguaio sempre sai na frente. Nas primeiras voltas dá a impressão de conseguir a vitória com facilidades. O Botafogo foi bem em toda a primeira fase, liderando, até que sua defesa começou a complicar, criando aquela situação de ir para a festa de smoking com sandália havaiana. E depois se completou com a versão do leiteiro descuidado que tira 50 litros de leite da vaca e em seguida chuta o balde.
<>B###R Á P I D A S ###
Da região Norte, a grande esperança de ascensão à Série B no Campeonato Brasileiro é o Rio Branco do Acre, do artilheiro rondoniense Juliano César ### O grande desafio e o teste de fogo para o Rio Branco surgiram ontem com a alteração dos grupos da Terceira Fase da Série C. Antes, no Grupo 25, teoricamente mais fácil, a partir da decisão da STJD/CBF (no caso da punição ao Imperatriz do Maranhão) a história pode passar a ser contada de outra forma: O Rio Branco entra no Grupo 26, teoricamente mais forte, principalmente pelas presenças dos tradicionais Bahia e ABC de Natal e, ainda, o Fast Clube do Amazonas ### Mas, como falamos, teoricamente, pois no futebol funciona a manjada caixinha de surpresas ### Um ponto pode beneficiar o representante do Acre durante os dias de folga que antecedram à decisão da Justiça Desportiva: o de haver recuperado jogadores importantes como Testinha e Zé Marcos. Outra: O ABC, um dos concorrentes mais diretos por duas vagas, perdeu a primeira, fora, para o Bahia, 2x0. Se o Rio Branco conseguir um bom resultados em Natal, domingo, será um grande começo. Antes, na quinta, o clube alvirrubro pega o Bahia, na Fonte Nova. Dois jogos, dois grandes testes à sua capacidade de querer e poder ou não chegar ao octogonal### Em Porto Velho, o futebol profissional continua uma tristeza. Nem na Segunda Divisão consegue ganhar nada. O Moto Clube decepcionou ao perder em casa para o Ariquemes. A derrota deixou o time em situação complicada para vencer o primeiro turno ### O Ariquemes lidera com o dobro de pontos ### O outro time da capital, o Cruzeiro, nem se fala. Perdeu os dois jogos ### A torcida do São Paulo já vem festejando o título brasileiro há tempos. Pode encomendar a faixa que "a gente assina embaixo". O Tricolor paulista é o campeão brasileiro de 2007. Só mesmo uma revolução pode tirar o titulo tricolor ### Fato lamentável dos últimos dias: a arbitragem brasileira não passa no "provão" da CBF. Os árbitros brasileiros não conhecem suficientemente as regras do futebol, conforme constatação da própria Confederação Brasileira de Futebol, que publicou em seu site os resultados de uma avaliação teórica feita com 416 árbitros, e auxiliares ### Detalhe: Apenas um quarto dos árbitros e auxiliares (24,9%) conseguiu aprovação com notas entre 6 e 6,5, o que os permitirá seguir atuando normalmente.### A coluna é publicada simultaneamente no www.oesporteaovivo.com
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS