O Atleta Robson André (cego) que pertence a entidade não governamental Rondônia Clube Paraolímpico – RCP, compete hoje na Cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, na Copa do Brasil de Judô 2006 para Cegos de Deficientes Visuais. *A Confederação Brasileira de Desportos para Cegos – CBDC é a responsável pela realização deste evento, que tem o apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro - CPB, da Federação de Esportes para Cegos do Rio de Janeiro - FECERJ e do Instituto Benjamin Constant – IBC.
*O evento reunirá cerca de 80 judocas de todo país. Entre os atletas da disputa esta o medalhista: Antonio Tenório (SP) – Tri-campeão dos Jogos Paraolímpicos de 1996, 2000 e 2004.
* Entenda a modalidade
*Os judocas cegos e deficientes visuais de diferentes categorias de classificação oftalmológicas podem competir entre si. O atleta cego é identificado com um círculo vermelho em cada ombro do quimono. As regras são as mesmas da Federação Internacional de Judô - IJF, com algumas adaptações. A luta é interrompida quando os competidores perdem contato e os judocas não são punidos quando saem da área de circulo.
*Falta de Apoio
*Para viajar até a cidade do Rio de Janeiro a delegação não teve apoio dos órgãos ligados ao esporte no estado e no município.
*“O esporte paraolímpico e o maior orgulho que temos no estado, temos atletas que foram campeões mundial, brasileiros e regional, atualmente já temos um atleta classificado para os jogos paraolímpicos/2008 em Pequim, na China e vários que vão participar do Parapanamericano/Rio 2007, as pastas de esporte no estado deveriam era dá prioridade para nós atletas paraolímpicos pela historia conquistada e o currículo das nossas conquistas, veja o meu caso e de toda a delegação que tivemos que arcar com dinheiro do próprio bolso para participar deste evento” Salientou Robson.
*Para viajar até a cidade do Rio de Janeiro a delegação viajou de ônibus para a competição com as despesas custeadas pelos seus familiares, com a seguinte composição: Robson André (atleta – categoria 72 kg), Fabrício Oliveira (guia) e prof. Silvio Roberto (chefe da delegação)