ROTINA
O cemitério de Santo Antônio está literalmente morto. É incrível como entra governo, sai governo, troca gestor e ninguém dá a mínima atenção para o cuidado que o local merece.
DE LONGE
O cemitério está localizado no bairro Triângulo, às margens do rio Madeira, e quem desce a via no sentido bairro já repara de longe o abandono.
ESCONDIDAS
O mato esconde dezenas de sepulturas e algumas pessoas com mais idade e pouca lucidez que vão até o local não conseguem encontrar túmulos de familiares.
REVOLTA
Familiares de uma pessoa sepultada no Santo Antônio enviaram um vídeo para o Rondoniaovivo, mostrando o descaso e cobrando uma atitude por parte das autoridades.
TRISTEZA
O comerciante Nadson Rodrigues, que perdeu a mãe este ano e costuma ir com frequência ao cemitério, diz que se não fosse a limpeza que ele e outros familiares realizam, a sepultura onde está sua mãe já teria “sumido”.
ANTIGUIDADE
Além da falta de respeito, o que chama atenção também é que o Cemitério Santo Antônio é um dos mais antigos e o maior no Estado de Rondônia.
100 MIL
O cemitério possui mais de 100 mil sepulturas dentro de uma área de 250 mil metros quadrados. Somente isso já seria motivo de haver um cuidado especial com o local.
POUCO CASO
Já fiz inúmeras reportagens no local desde a época de Mauro Nazif prefeito, até Hildon Chaves. Não dá pra entender o que passa na cabeça dos dito cujo que são delegados para cuidar do cemitério.
PREGUIÇA
O título acima não define exatamente o comportamento de quem está à frente da gestão do cemitério, já que o cuidado com o local é uma coisa tão óbvia. No entanto, preferi esse adjetivo para ver se alguém acorda.
OUTRO LADO
O administrador do cemitério, Gilbson Pereira, informou que a manutenção está em dia. O problema que está acontecendo seria porque recentemente ladrões teriam roubado bombas motorizadas, motosserras e roçadeiras. Gilbson disse ainda que a prefeitura está sem recursos no momento para repor os equipamentos.
OUTRO LADO 2
Duas coisas: primeiro que o ilustre administrador do cemitério deve dar expediente em um local completamente distante do Santo Antônio para dizer que a manutenção está em dia.
OUTRO LADO 3
Segundo: duvido o prefeito Hildon Chaves estar sabendo disso. Que os defuntos devem aguardar um melhor momento de recursos no caixa para que a manutenção ocorra.
OUTRO LADO 4
Seguindo na mesma linha “acredite quem quiser”, o secretário Wellem Prestes, da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), informou que providências já foram tomadas e agora aguarda a chegada dos materiais e venenos, para as equipes darem continuidade nos trabalhos.
OUTRO LADO 5
Bom, quem leu as duas manifestações dos gestores deve ter chegado a mesma conclusão que eu. Eles não se comunicam. Talvez até nem se conheçam.
VENCEDORES
Fechamos o ano de 2021 como heróis. Sim, essa é a melhor definição. Suportamos, mais uma vez, um ano de pandemia. Parentes, amigos, conhecidos e milhares de desconhecidos, infelizmente, não suportaram esse vírus maldito. Ficaram a saudade e os bons momentos.
ESPERANÇA
Em 2022, o que todos queremos, sem exceção, é abraçar, beijar, cuidar, dar carinho para as pessoas que amamos. Fazer isso sem nenhum receio de que ainda é possível se contaminar.
VACINA
Para isso é preciso ter consciência de que nesse momento não há outro caminho que não seja a imunização. É preciso vacinar, incentivar pessoas da família, amigos e vizinhos que isso é a única opção que temos.
VACINA 2
Esqueça qualquertipo de paixão que não seja em defesa da vida. Façamos o que pedem as pessoas qualificadas na saúde, gente que estuda, pesquisa e trata única e exclusivamente de descobertas científicas que podem ajudar o ser humano.
IMUNE
Sim. Existem casos, ínfimos, de pessoas que não se vacinaram, tiveram contato com gente contaminada com Covid e não se infectaram. Mas isso é um número insignificante num universo de bilhões de pessoas.
AMOR À VIDA
O mesmo zelo que temos com quem amamos devemos ter com o próximo. E isso não tem nada a ver com discurso religioso ou politicamente correto. É tudo uma questão de vida ou morte.
FELICIDADE
Desejo um 2022 com muita saúde a todos os leitores. Que o próximo ano seja realmente para comemorar a vida e o fim desse vírus maldito que tanta tristeza causou em milhares de lares. Como o cenário político é de férias, a coluna também aproveita esse início de ano para um descanso. Em breve estaremos juntos para mais um ano com a graça de Deus. Feliz Ano Novo!!