ESPAÇO ABERTO: CPI vai investigar tarifas da Energisa consideradas abusivas

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO: CPI vai investigar tarifas da Energisa consideradas abusivas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

CPI

 

Instalada ontem na Assembleia Legislativa de Rondônia a Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar a Energisa escolhe nesta quarta-feira, 25, o presidente e o relator. Tudo indica que o deputado Alex Redano ficará com a presidência e o deputado Jair Montes com a relatoria.

 

 

CPI 02

 

A primeira tarefa da nova CPI será apurar os valores considerados abusivos cobrados nas contas de luz da população de Rondônia. A Energisa já argumentou em outras oportunidades que suas tarefas estão dentro da lei e reconhecidas pela Aneel. Quando assumiu o serviço no estado a Energisa efetuou um reajuste médio de até 25,34%.

 

 

 

 

CPI 03

 

O aumento na conta de luz gerou uma série de manifestações que acabou fazendo com que a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovasse uma redução na tarifa de 7,4% para os consumidores de Rondônia. A medida começou a valer em 01 de abril.

 

 

CPI 04

 

Em um comunicado a Aneel disse que a redução na tarifa foi obtida "por meio de critérios técnicos". A explicação gerou mais desconfiança já que o tal critério técnico poderia ter sido aplicado 5 meses antes do aumento, evitando toda a manifestação pública que houve.

 

 

CPI 05

 

Mesmo com a redução na tarifa a Energisa conseguiu manter o reajuste médio em 17,78%, muito acima da inflação e bem longe de conseguir convencer a população da necessidade de fazer uma “adequação de valores” conforme divulgado em uma de suas notas para a imprensa.

 

 

CPI 06

 

A CPI vai justamente investigar isso entre outras coisas. Um dos argumentos da Energisa é que há uma grande quantidade de “gatos”, principalmente na capital, que compromete a operacionalização da empresa. Ora, cara pálida, se há gatos que a empresa descubra e tome as medidas cabíveis agora “meter a mão” no bolso do consumidor para pagar uma conta que não é dele não existe.

 

 

CPI 07

 

Além da alta tarifa os deputados também vão exigir o pagamento de uma dívida da Energisa, superior a 2 bilhões, que vence no fim do ano. O deputado Jair Montes disse que os municípios são os mais prejudicados já que 25% desse total seriam de impostos atrasados. A Energisa já teria procurado o governo para negociar a dívida, a empresa teria pedido uma anistia de parte do valor e o parcelamento, a perder de vista, do restante que sobrar. Ah, tá bom!!!

 

 

NÃO DEVE ESCAPAR

 

O Supremo deve manter a própria jurisprudência e rejeitar a manobra para anular a condenação do ex-presidente do BB e Petrobras Aldemir Bendine, na Lava Jato. Para o mestre em Direito Processual Penal Ricardo Prado, a lei sequer prevê o “procedimento pedido pela defesa”.

 

 

PODE HAVER MUDANÇAS MAS NÃO AGORA

 

Mestre em Direito Processual Penal, Ricardo Prado acredita que o STF pode criar novo rito para as considerações finais de réus delatores e delatados, mas a nova regra valeria apenas para julgamentos futuros.

 

 

ÂNIMO

 

A notícia do aumento da arrecadação em agosto em relação ao mesmo mês de 2018 animou a equipe econômica. A análise é que o aumento de 5,67%, já descontada a inflação, confirma a recuperação econômica.

 

 

IMPEACHMENT CONTRA TRUMP

 

A presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, que é Democrata, anunciou o início de processo de impeachment contra Donald Trump. Trump é acusado de ter pressionado o governo da Ucrânia par investigar Hunter Biden, filho do ex-vice de Obama, Joe Biden, que candidato a candidato a presidente dos EUA pelos Democratas.

 

 

 

 

 

SANTOS DUMONT

 

A HBO divulgou nesta terça-feira a data de estreia da minissérie sobre o "pai da aviação". "Santos Dumont - Mais Leve que o Ar" estará disponível nas plataformas da empresa a partir do dia 10 de novembro em toda a América Latina. Com seis episódios, a produção será ambientada no Brasil e na França durante os séculos 19 e 20.

 

 

 

 

 

EXEMPLO PARA O PREFEITO DE PORTO VELHO

 

A Carris, Empresa Pública de Transporte de Porto Alegre, conseguiu fechar seu balanço de 2019 com lucro. O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., anunciou ontem, terça-feira,24, o envio de projeto de lei à Câmara Municipal para investimento de R$ 40 milhões em 87 novos ônibus da empresa Carris. O prefeito também anunciou que não privatizará a estatal.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS