ESPAÇO ABERTO: Saúde Pública é o que mais preocupa a população brasileira

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Saúde Pública é o que mais preocupa a população brasileira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

PRIORIZAR A SAÚDE


Levantamento do instituto Paraná Pesquisa, revela que saúde pública é a área das maiores preocupações e queixas dos brasileiros. Pela pesquisa, 44,3% ainda esperam do governo Bolsonaro prioridade total para Saúde e 16% para Educação. Geração de empregos, que vinha liderando preocupações dos brasileiros, está em terceiro, com 15,6%.

 

MUDOU A POSIÇÃO


Segurança, que já liderou pesquisas semelhantes em outros tempos, agora é preocupação prioritária apenas para 7,3% dos entrevistados.

 

ATÉ CORRUPÇÃO MUDOU


Até mesmo a corrupção, que até há alguns anos era um dos principais fatores de indignação, hoje está em 5º lugar, com 6,3%.

 

ECONOMIA MANTÉM ÍNDICES


A economia ou sua recuperação permanece entre as principais preocupações dos brasileiros, mas só para 6% dos entrevistados.

 

ABRANGÊNCIA


O Paraná Pesquisas ouviu 2.082 brasileiros em 174 municípios, entre os dias 5 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2%.

 

TERRORISTA DA AL-QAEDA

 

O FBI divulgou que busca, no Brasil, o egípcio Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim. As autoridades dos Estados Unidos suspeitam que ele tenha participado da organização terrorista Al-Qaeda como "gaente e facilitador". O governo brasileiro confirmou a informação e disse que Ibrahim vive em situação regular no Brasil, após ingressar no país em 2018.

 

O FBI avisou que o homem anda armado e é perigoso. A ideia dos americanos é apanhar vivo o agente da Al-Qaeda, porque quer informações atualizadas sobre o movimento. 

 

LEI RHUAN MAYCON


Projeto de Bia Kicis (DF), Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro (SP) eleva a pena máxima de 30 para 50 anos. Será a “Lei Rhuan Maycon”, em homenagem à memória da criança de 9 anos torturada, assassinada e esquartejada pela mãe e sua companheira por ser menino. Até o pênis do garotinho foi cortado.

 

SELIC A 5%


Economista-chefe do Porto Seguro, José Pena, aposta para 2019 taxa Selic a 5%, em razão da desaceleração global, da ameaça argentina à industrial brasileira e a retomada ainda lenta da atividade doméstica.

 

RECORDE


Em apenas um mês o Laboratório Municipal de Vilhena realizou  28 mil exames, um recorde de atendimentos. Após inauguração de novo prédio e instalação de equipamentos modernos, o local vive seu melhor momento.

 

SERÁ EXPULSO

 

 

O PSL decidiu expulsar o deputado Alexandre Frota (SP), crítico do governo Jair Bolsonaro, das fileiras do partido. A decisão foi tomada nesta terça (13). O presidente do partido, Luciano Bivar, se engajou pessoalmente na busca de votos pelo expurgo de Frota.

 

NADA DE EXPULSÃO

 

 

O deputado federal Aécio Neves deve ter, nesta semana, uma conversa “séria” com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, sobre seu destino no partido, segundo aliados do tucano mineiro. 

 

Parlamentares próximos de Aécio dizem que o ex-senador até estava disposto a negociar uma licença do partido, mas está disposto a “enfrentar” a legenda, após ser alvo de pressão de outros tucanos, que pedem a sua expulsão.

 

Aliados do deputado lembram que o código de ética da sigla, aprovado no fim de maio, só prevê expulsão de tucanos condenados criminalmente ou que tenham cometido infidelidade partidária, o que ainda não é o caso de Aécio. Excelente esse código de ética. E a vergonha na cara que se dane.

 

JOER

 

Nesta quarta-feira (14), às 19h30, no Ginásio Cláudio Coutinho, o governo de Rondônia realiza a Fase Estadual da Etapa em Modalidades Coletivas do Jogos Escolares com a temática “Movimento”, com o objetivo de mostrar para a juventude de Rondônia que estar conectado é bom, mas a prática de esportes é ainda melhor.

 

ENFIM UM POUCO DE RESPEITO

 

Para religar luz ou a água cortadas é necessário o pagamento de uma taxa de religação. Quanto mais rápido o consumidor quiser ter o serviço de volta, mais cara é a taxa. A partir de agora, isso é coisa do passado. Uma lei publicada no Diário Oficial de ontem determina que se o motivo do corte tiver sido falta de pagamento, é proibida a cobrança de qualquer tipo de taxa para restabelecer o serviço.

 

A lei estabelece o prazo de seis horas para que a luz ou água sejam religados sem qualquer ônus ao consumidor. As empresas prestadoras de serviços públicos que descumprirem a lei estão sujeitas às sanções administrativas previstas no art. 56 do Código de Defesa do Consumidor, aplicáveis na forma de seus art. 57 a 60, sem prejuízo de eventuais sanções de natureza civil e penal. Um alívio a menos em meio a tantos abusos cometidos pelas concessionárias desse tipo de serviço. 

 

FALANDO EM ENERGIA


Diversos bairros de Porto Velho (RO) ficaram sem energia por quase duas horas na tarde desta terça-feira (13). O apagão ocorreu por volta das 16h e permaneceu até às 17h40 quando a energia foi restabelecendo aos poucos. Semáforos desligados geraram um verdadeiro caos no trânsito. 

 

OUTRO LADO

 

Sem dar muitos detalhes para a população a Energisa divulgou uma nota informando que houve um problema na subestação Tiradentes, em Porto Velho, que comprometeu o abastecimento de outras duas subestações – Alphaville e Rio Madeira. Ainda conforme a nota, cerca de 60 mil clientes tiveram o abastecimento de energia suspenso. Apesar do problema ser identificado e corrigido a Energisa não soube esclarecer as causas do apagão.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS