Por entender que muitas vezes só o Exame de Ordem é insuficiente para garantir que o bacharel nele aprovado realmente possua satisfatória formação para o exercício da advocacia, o candidato a Presidência da OAB pela chapa “Nossa OAB merece 10”, Márcio Nogueira, quer expandir os investimentos na educação continuada por meio da web-rádio, recurso de mídia que democratiza o acesso a todos os profissionais, da capital e interior.
O candidato propõe a utilização da web-rádio da Caixa de Assistência dos Advogados (Caaro), que já atua na oferta de cursos continuados. Essa foi mais uma das experiências lançadas pelo Caaro durante a pandemia e que recebeu grande aprovação.
O bacharelado possibilita ingresso em uma de várias categorias de operadores jurídicos, porém são necessários conhecimentos mínimos indispensáveis ao exercício da profissão. “Cabe à OAB velar para que o advogado aja com proficiência de conhecimentos técnico-jurídicos e em atendimento ao padrão de comportamento lançado no Código de Ética e Disciplina”, ensina a Escola Nacional da Advocacia.
“A advocacia do século XXI deverá ser cada vez mais exigente na diversidade de sistemas jurídicos e de legislações”, observa Márcio Nogueira, para quem é preciso lançar mão de todos os recursos da internet, “mídia mais promissora, mais aberta e descentralizada, para estarmos antenados a tudo que tem a ver com inovação, tecnológica ou não”.