PROPOSTAS DE GOVERNO: Vinícius Miguel pretende estimular economia e promover inclusão de jovens

Candidato vai estimular iniciativas e criar ambiente propício a soluções inovadoras para desafios e problemas da cidade, por meio de “startups”

PROPOSTAS DE GOVERNO: Vinícius Miguel pretende estimular economia e promover inclusão de jovens

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“A geração de emprego e renda para a juventude é um desses temas do cotidiano que só ganham relevância em épocas eleitorais. E, mesmo assim, recorrentemente tratado de forma simplista, incapaz de convencer a massa mais crítica, pela banalização da promessa”. A reflexão é do candidato a prefeito pela coligação “Porto Velho em boas mãos”, Vinícius Miguel, que defende o incentivo e estímulo oficial à economia criativa.
 
O candidato pretende criar um organismo, possivelmente ligado à Secretaria de Indústria e Comércio, específico para gerir as políticas voltadas para a chamada ‘Geração Y’.
 
Um estudo do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec), que mapeou em profundidade um grupo de estudantes, revelou que os jovens nascidos nos anos 80 e 90, contemporâneos da revolução digital, são inquietos e querem crescer rápido na carreira. São especialistas em lidar com tecnologia, usam mídias sociais com facilidade, sabem trabalhar em rede e estão sempre conectados. São a Geração Y.
 
Em algumas capitais brasileiras, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, o impacto da evolução da economia criativa fez, no mínimo, dobrar o número de empregos e, ainda assim, considerou-se que esse valor ainda é muito pequeno perto do potencial que existe para o desenvolvimento do setor, formado por pessoas jovens, na sua maioria abaixo da média de todo o mercado de trabalho nacional, que é e 36 anos. Verificou-se também que quanto maior o grau de instrução, maior o salário, como é percebido principalmente nas categorias de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Arquitetura.
 
Em 2012 o Brasil criou a Secretaria de Economia Solidária, vinculada ao Ministério da Cultura, mas o município de Porto Velho jamais buscou desenvolver projetos inclusivos que pudessem ser apoiados pela secretaria, apesar do amplo leque de setores incentivados, que são: artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, softwares aplicados à economia criativa, publicidade, rádio, TV, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultura.
 
Vinicius Miguel propõe ainda criar o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia, cuja proposta tem por objetivo estimular iniciativas para geração de um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios e problemas da cidade, por meio de “startups”.
 
“Estamos falando de um setor com todas as possibilidades de crescer num ambiente adverso, de crise econômica. Além disso, geralmente o conceito de economia criativa está diretamente ligado à sustentabilidade”, diz o candidato Vinícius Miguel, um jovem advogado, professor universitário, doutor em ciências sociais e, numa definição bem ‘sui generis’, ele próprio um representante bem-sucedido dessa Geração Y.
 
Texto: Da assessoria
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS