Maior instituto de pesquisas do país também errou o resultado em vários estados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O último levantamento do Ibope, maior instituto de pesquisas do país, divulgados antes do fim do primeiro turno nos 26 Estados e no Distrito Federal divergiram da apuração, fora da margem de erro, em 17 unidades da Federação, ou 66,66%.
De acordo com levantamento do “lho Neles”, o instituto só conseguiu prever corretamente o resultado das eleições para governador em dez casos. Além disso, o Ibope também errou o resultado para governador de Rondônia.
Em relação à disputa entre Expedito Junior (PSDB), Maurão de Carvalho (MDB) e Coronel Marcos Rocha (PSL) e Vinicius Miguel (REDE), o Ibope apontava, no dia 5/10, que o tucano teria 43% dos votos válidos, enquanto Maurão de Carvalho teria 18% Coronel Marcos Rocha teria 8% e Vinicius Miguel 6%.
Com a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Expedito Junior estaria entre 41% e 45%; Maurão de Carvalho estaria entre 16% e 20%; Coronel Marcos Rocha entre 6% e 10% e Vinicius Miguel entre 4% e 8%.
No dia seguinte, no entanto, os eleitores deram ao ex-senador cassado 31% os votos válidos, enquanto Coronel Marcos Rocha somou 24% e Maurão de Carvalho que já tinha como certo ir para o segundo turno 22%. Também contrariando os números do Ibope, Vinicius Miguel faturou 14% dos votos.
O Ibope também registrou números fora da margem de erro nos seguintes Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O QUE DIZEM OS ELEITORES
As pesquisas eleitorais sempre estão presentes durante a época de campanha. Realizadas por instituições sérias e confiáveis, as pesquisas demonstram o que uma parcela da população pensa. A mídia vem mostrando vários resultados dessas pesquisas onde todas mantêm o mesmo padrão de resultados. A equipe do Rondoniaovivo foi às ruas para saber se a população acredita nos números que são divulgados. Leia as respostas.
Um dia após a votação histórica, e faltando menos de 20 dias para a eleição em segundo turno, a disputa pelo governo se mantém estável, e aponta uma disputa muito grande entre Expedito Junior (PSDB) e Coronel Marcos Rocha (PSL) na segunda etapa da eleição 2018.
Mas a sensação de que os números podem estar errados pairam em muitos segmentos da sociedade brasileira. Mesmo os órgãos pesquisadores apontando uma margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, muitas pessoas não confiam nos números divulgados.
A dúvida se as pesquisas realmente apontam a real opinião da população é latente. Para esclarecer um pouco essa dúvida a equipe do Rondoniaovivo foi ao Centro de Porto velho saber o que a população acha. A maioria das respostas foi negativa e o principal motivo é a descrença do povo nos moldes eleitorais.
Confira as respostas:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!