DO ACRE: Grupo Estrela Altaneira apresenta peça teatral Vozes do Interior no Espaço Tapiri A entrada é gratuita. Ingressos podem ser reservados pela internet
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira apresenta nos próximos dias 7 e 8 de dezembro (sábado e domingo), no Espaço Tapiri, em Porto Velho, a peça teatral Vozes do Interior. As sessões acontecem às 19h e a entrada é gratuita. As reservas de ingressos podem ser feitas pela internet via link https://www.sympla.com.br/vozes-do-interior__2743371.
Com classificação livre, a peça Vozes do Interior convida a navegar com o casal Francisco Firmino e Chiquinha do Pandeiro em uma jornada pelos rios do Acre, entre causos, mitos e histórias dos povos da floresta, à procura da Chica Brejeira, mãe de Chiquinha.
A proposta de criação da peça surgiu da pesquisa de Mestrado em Artes Cênicas do psicólogo, ator e diretor teatral, Thales Vasconcelos. A partir do tema, que propõe a criação de personagem com base em características das culturas acreanas, a pesquisa teve como desdobramento a aprovação de um projeto cultural em edital nacional de fomento à cultura e, com isso, alcançou três comunidades tradicionais do Acre.
Foi assim que o Grupo Estrela Altaneira foi às comunidades Pé da Serra, na Serra do Divisor; Aldeias Isa, República e Recanto Verde na Terra Indígena Nukini, na região do Rio Moa e; Parque Estadual do Chandless no interior do Acre. Em cada localidade, foram realizadas oficinas de teatro, rodas de conversa, cantoria, contação de causos, sempre com o objetivo de se inserir no cotidiano de pessoas dessas comunidades, conhecer o seu modo de viver, forma de falar, de se transportar e assuntos que gostam de conversar. “ Essa experiência foi uma coisa tão rica que a gente criou uma dramaturgia, contando essa experiência com uma leitura poética, ao tempo que se conta essa experiência, recontar causos, histórias que a gente conhecer e viveu”, revela Thales.
Funarte
Financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura pelo Edital Funarte Retomadas 2023 – Teatro, o projeto conta com apoio do Teatro Ruante- Imaginário.
O Grupo Estrela Altaneira
O Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira foi fundado em 2021, em Rio Branco, Acre. A composição do grupo varia de acordo com as demandas das suas produções artísticas. Atualmente 8 integrantes participam do projeto "Vozes do Interior": Thales Vasconcelos, Deusa Maria, Byanca Nascimento, Marcelo Dagnoni, Stephanie Matos, Leonel Carneiro, Cleide Santos e Anne Sales.
O Grupo trabalha com produções artísticas autorais. Entre elas: Na descoberta de Si (Performance) – 2021; Cancão de Fogo - O Mestre Repentista (peça) -2022; Chiquinha do Pandeiro e seus compadres (peça) – 2022; Folia Caminho de Reis (Cortejo de reisado) – 2021; Café Passado (intervenção artística) – 2024; Vozes do Interior – 2024
Ficha técnica
Direção: Thales Vasconcelos
Assistente de direção: Deusa Maria
Dramaturgia: Thales Vasconcelos e Deusa Maria
Iluminação: Stephanie Matos
Atuação: Thales Vasconcelos, Deusa Maria e Byanca do Nascimento
Cenários: Thales Vasconcelos, Deusa Maria e Byanca do Nascimento
Figurino: Byanca do Nascimento
Adereços: Thales Vasconcelos, Deusa Maria e Byanca do Nascimento
Preparação corporal: Deusa Maria
Fotografia e Filmagem: Marcelo Dagnoni
Produção: Leonel Carneiro
Assistência de produção: Stephanie Matos e Marcelo Dagnoni
Videomaker: Anne Sales Sosnoski.
Realização: Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira
Fotos: Marcelo Dagnoni
Informações : Cleide (68) 992070569
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!