O presidente João Big destaca que a essência do São João será sempre mantida, “pois é o mais importante de todo o espetáculo”.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com 80 bailarinos, 40 coordenadores e sem poupar investimentos, a agremiação folclórica Junina Juabp, do Areal da Floresta, levará à arena do Flor do Maracujá literatura em forma de canto e dança no espetáculo O Auto da Compadecida’, baseado na obra do paraibano Ariano Suassuna. A apresentação será na terça-feira (25), às 20h30.
“Vamos retratar um pouco dessa obra fenomenal do Ariano Suassuna representando, por meio da dança e da música, algumas cenas do filme O Auto da Compadecida; Já as partes mais emblemáticas do longa-metragem, a exemplo do testamento da cachorra, serão interpretadas pelos atores que compõem a agremiação”, declarou o presidente João Big.
Para levar o espetáculo ao Flor do Maracujá e tentar o quarto título da agremiação, a Associação Cultural Juabp está fazendo o maior investimento da história da quadrilha junina. Do montante a ser aplicado, o Governo repassará apenas R$ 23 mil este ano. “Estamos sempre buscando inovar e para ter um diferencial é preciso investir e o custo é alto”, diz. Ele destaca que a essência do São João será sempre mantida, “pois é o mais importante de todo o espetáculo”.
Os ensaios da Juabp acontecem todas as terças, quintas, sextas e domingos na quadra da Escola Jesus Burlamaqui, Bairro Areal da Floresta.
Uma das indumentárias da quadrilha para festa deste ano
Uma das maiores do Norte
A quadrilha junina foi fundada em 1992 para animar o arraial na comunidade da Bom Pastor, no Bairro Areal e posteriormente foi tomando corpo. Atualmente, ela está entre as três maiores quadrilhas de Rondônia, e uma das maiores da região Norte. Já participou de várias competições nacionais - a última foi em 2022, em Belo Horizonte.
Na competição do Flor do Maracujá já levou três títulos - 2006, 2016 e 2019. Ano passado (2023) apresentou “Fadas e Duendes” com a certeza de que sairia vencedor nesse festejo junino, mas perdeu para a concorrente Rádio Farol.
Trajetória
“Cheguei na quadrilha em 2000, e dancei apenas uma vez. Logo comecei a dar ideias para novas alegorias e adereços”, afirma Joao Big ao relatar a trajetória da agremiação.
Em 2002, o presidente da época o convidou para assumir a liderança, o que veio a ocorrer em 2003, após a desistência do chefe maior. “O grupo decidiu que eu ficaria como presidente e estou até hoje”. Além das apresentações, a Associação executa projetos sociais nas comunidades durante o ano.
Além de cantor, multitarefas
O cantor Maik de Paula entrou na quadrilha em 2018 e neste mesmo ano enfrentou a disputa nacional em Belo Horizonte. Para esta competição, ele criou a música tema da agremiação. “Em 2023, também virei o marcador da quadrilha, tive que cantar e marcar”, diz. Este ano, ele assumiu novas atribuições, ajudando na parte dos artesanatos e bordados.
Governo
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Arraial Flor do Maracujá é uma celebração das tradições e da identidade cultural. “Realizar eventos como esse é fundamental para manter viva a cultura da região”, pontua.
Com informações da Secom/Gov
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!