LITERATURA: Com evento inclusivo, Prefeitura de Porto Velho celebra o Dia Internacional do Livro Infantil

Ação foi especialmente planejada para crianças com deficiência auditiva

LITERATURA: Com evento inclusivo, Prefeitura de Porto Velho celebra o Dia Internacional do Livro Infantil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um evento especial realizado pela Prefeitura de Porto Velho, com foco na inclusão social, celebrou o Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado em 2 de abril. A programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras e a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue.

 

O Diretor da Biblioteca, Alexandre Dourado, destaca que “a leitura de livros infantis é uma forma de intermediar a relação entre pais e filhos, e que o estímulo à leitura permite a criação de valores na criança, assim como a tolerância a outras culturas e a natureza”.

 

Com o intuito de valorizar e fomentar a literatura infantojuvenil, a ação foi especialmente planejada para crianças com deficiência auditiva, garantindo que elas pudessem participar plenamente das atividades.

 


Leitura e libras

 

Coube às professoras da Biblioteca Municipal realizarem a leitura dos livros, enquanto as educadoras da Escola Bilíngue de Porto Velho interpretaram em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que as crianças com deficiência auditiva pudessem entender a leitura.

 

Ainda durante o evento, a professora Marta de Oliveira Cruz, que também é servidora da Biblioteca Viveiro das Letras, apresentou a obra “Será que era o boto?”, da autora Monise Adriana Buzo Velho, outra servidora do município.

 

Obras internacionais

 

Além das obras traduzidas, o Brasil também possui títulos literários infantis reconhecidos internacionalmente, como “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado, “Bisa Bia, Bisa Bel”, de Ana Maria Machado, e “A Bruxinha Atrapalhada”, de Eva Furnari.

 

Origem do dia

 

O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 2 de abril, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de obras atemporais como “A Pequena Sereia”. Essa celebração visa despertar o amor pela leitura e homenagear autores, leitores e a literatura infantil em todo o mundo.

 

A iniciativa ainda tem o propósito de incentivar a leitura, acesso à cultura e informação, promovendo a inclusão e o amor pelos livros desde a infância.

 

Programação

 

Entre outros atrativos, houve uma breve discussão sobre a importância da biblioteca pública e da leitura, exposição de livros infantis, as crianças criaram histórias a partir de seus desenhos, teve visita guiada pelos espaços da biblioteca, ocasião em que as crianças conheceram os acervos e área de lazer, além de distribuição de livros feitos pelas crianças e lápis decorados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Cafeeira Gasqui LTDA

Antex Modas S/A

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS