UNIR: Disciplina sobre rap é finalizada com representantes de Rondônia em eventos nacionais

Pugga ZS irá disputar o Duelo Nacional de MCs, enquanto Uélida competirá no Slam BR. Ambos retrataram seus trabalhos na disciplina “Estratégias de Comunicação da Música Rap”

UNIR: Disciplina sobre rap é finalizada com representantes de Rondônia em eventos nacionais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Universidade Federal de Rondônia promoveu, entre junho e outubro de 2023, a disciplina Estratégias de Comunicação da Música Rap. O último encontro desta disciplina aconteceu na quinta-feira (5) e teve participações de Pugga ZS e Uélida Castro. Pugga irá defender Rondônia no Duelo Nacional de MCs, enquanto Uélida participará do Slam Brasil.

 

A disciplina Estratégias de Comunicação da Música Rap, de caráter optativo, promoveu encontros todas as quintas-feiras, apresentando reflexões sociais, políticas e econômicas, a partir das letras de rappers de países de língua oficial portuguesa.

 

Os encontros alternaram exposições de temas do professor Carlos Guerra Júnior, com debates e palestras de artistas convidados/as. Ao longo do semestre, cada estudante produziu três conteúdos para mostrar o potencial educacional do rap em diferentes áreas. Os conteúdos foram: uma matéria para website, um seminário e um artigo científico, todos voltados para a música rap. Esses trabalhos foram produzidos por estudantes de quatro áreas diferentes (Jornalismo, Biblioteconomia, História e Direito) e serão publicados em sites e revistas científicas.

 

Prof. Carlos Guerra junto com os estudantes, incluindo os representantes de RO no encontro nacional

 

A disciplina recebeu nomes experientes, como é o caso de Edjales Benício, ex-secretário de meio ambiente de Porto Velho e um dos fundadores do movimento hip hop de Rondônia; os rappers Mano André e Jhuka Andrade; o grafiteiro e socioeducador Gaspar Knypell; o apresentador de eventos de rap Jeferson Thiago “Negro Drama” e o organizador de eventos de rap e militante do Movimento dos Afestados por Barragens, João Marcos Rodrigues.

 

Depois de ter recebido nomes experientes, a disciplina foi encerrada pelos mais jovens, Pugga ZS, de 26 anos, e Uélida Castro, de 15, para mostrar que o conhecimento produzido através das letras de rap e de poesia falada são repassados entre gerações.

 

Eventos nacionais dos convidados

Pugga ZS (sigla para Zona Sul, região de Porto Velho) será o representante de Rondônia no Duelo Nacional de MC´s, que acontece anualmente em Belo Horizonte. O evento irá ocorrer no mês de dezembro, com data ainda a ser definida. Esse evento é promovido pela Família de Rua e reúne artistas em batalhas eliminatórias de dois rounds, em que os MC´s tem 40 segundos em cada round para apresentar as suas líricas. Além disso, pode haver um terceiro round de desempate com versos mais curtos de ataque e contra-ataque.

 

Pugga ZS venceu a Seletiva de Rondônia em 02 de setembro de 2023, em um evento que contou com classificatórias em Porto Velho, Candeias do Jamari, Cacoal e Ouro Preto do Oeste. É a terceira vez que Rondônia envia um representante para o Duelo Nacional de MCs.

 

No evento em que Pugga irá participar, o improviso predomina. Cada artista cria versos na hora, para mostrar mais potencial lírico do seu adversário. Além disso, é necessário seguir uma batida instrumental, o beat. Já no evento em que Uélida irá competir não há instrumental e os versos são preparados previamente, bem como os artistas memorizam essas letras, para apresentar em público. O limite de tempo é de 3 minutos, para cada poesia. No Slam, deve-se apostar em uma boa performance e no uso do tempo, para conseguir agradar o júri.

 

Ambas as competições que terão representantes de Rondônia ocorrerão em Minas Gerais. O Slam BR está agendado para ocorrer entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, na cidade de Itabira. A única vez que Rondônia teve um representante no Slam BR foi em 2020, quando o evento aconteceu de modo online. É a primeira vez que o estado envia representantes para uma etapa nacional do evento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS