SESC: Oficina 'Rastros de Memórias: Enegrecendo Andanças' está com inscrições abertas

A atividade será ministrada pelo doutor Rodrigo Pedro Casteleira (PC)

SESC: Oficina 'Rastros de Memórias: Enegrecendo Andanças' está com inscrições abertas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sesc, por meio do Projeto Sesc Identidades Brasilis, está com inscrições abertas para a " Rastros de memórias: enegrecendo andanças” com o doutor Rodrigo Pedro Casteleira (PC), a ser realizada de 13 a 16 de setembro.

 

Rastros de memórias: enegrecendo andanças” é uma ação formativa do Projeto Identidades Brasilis que estimulará a discussão sobre o papel da memória para a ancestralidade negra, a tradição oral e os registros fora da oralidade. A finalidade é tentar traçar aspectos adormecidos encontrados fora das narrativas chamadas de oficiais.

 

A memória, como recurso de marcar a si e de posicionalidade, configura-se como elemento de potência e de ressignificação para pensar e produzir obras e experimentações artísticas. Com isso, objetiva-se provocar novas ficções ou ruídos desde o cotidiano a fim de que, ao final da oficina, cada participante produza um trabalho e o apresente ao grupo. 

 

Encontro 01: Rememoramento - Apresentação da proposta da oficina e de cada participante. Discussão sobre o papel da memória para a ancestralidade negra, a tradição oral e os registros fora da oralidade. A finalidade é tentar traçar aspectos adormecidos encontrados fora das narrativas chamadas de oficiais. 

 

Encontro 02: Deslocamento - Apreciação, discussão e problematização de algumas produções negras brasileiras para (re)pensar memória, família e estética. Apresentação dos conceitos relacionados à memória, família e estética associado a trabalhos como, por exemplo, de Castiel Vitorino, Ed Borges, Geovanni Lima e Jota Mombaça. 

 

Encontro 03: Provocações imagéticas - Apreciação, discussão e problematização de algumas produções negras brasileiras para (re)pensar memória, família e estética. Apresentação dos conceitos relacionados à memória, família e estética associado a trabalhos como, por exemplo, de Marcela Bonfim, Michelle Matiuzzi, Pedro Galiza e Rafael Bqueer. 

 

Encontro 04: Aparições - O conceito de aparição e performance para discutir a negritude e simbolismos sociais vinculados. Discussão do projeto de produção do elemento para o final da oficina. 

 

Encontro 05: Traduções - A potência da memória para a produção de si e da ficção de si. O estranho e abjeto encarnado. Apresentação das produções e discussão sobre o processo de pesquisa, materialização e estética.

 

Sobre o oficineiro 

 

Rodrigo Pedro Casteleira (PC) possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia, no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, campus de Vilhena.

 

É membro dos seguintes grupos: Núcleo de Pesquisas e Estudos em Diversidade Sexual (Nudisex), da Universidade Estadual de Maringá; Núcleo De Estudos Interdisciplinares Afro Brasileiros (Neiab), da Universidade Estadual de Maringá e Hibiscus, Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Gêneros, Discursos e Comunicação na Amazônia Ocidental, da Universidade Federal de Rondônia.

 

O oficineiro é também é performer e artivista autodidata com pesquisas voltadas a corpo, afeto, decolonialidade, negritude e território.

 

Serviço:

 

Quando? De 13 a 16 de setembro de 2022 das 19h às 22h e 17 de setembro de 2022 das 08h às 11h (horário de Rondônia)

Onde? Online, Plataforma Google Meet

 

Maiores informações Telefone: (69) 3229-6006 ramal 238 / 239 (Coordenação de Cultura) Horário: 08h as 12h

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS