NOSSA CIDADE: Porto Velho e o trem da EEFM ganham as telas do cinema em todo o mundo

Jungle Cruise é uma aventura que tem início na capital na busca pelos mistérios de uma planta que pode revolucionar a medicina

NOSSA CIDADE: Porto Velho e o trem da EEFM ganham as telas do cinema em todo o mundo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um certo dia, alguém ligado aos estúdios Disney sentou em um computador e resolveu escrever uma história sobre a Amazônia, e principalmente, Porto Velho. 
 
Lógico que há uma atração na Disneylândia (Orlando, Flórida) com o mesmo nome. Uma associação interessante entre entretenimento, história e dólares. Mas, o que importa é que surgiu o filme Jungle Cruise, com Dwayne Johnson “The Rock” e Emily Blunt, que estreou no dia 24 de julho. 
 
 
 
 
Ninguém sabe qual o motivo da escolha da capital de Rondônia, mas ganhamos notoriedade mundial com a lembrança.
 
Há de se destacar que os roteiristas (Michael Green, Glenn Ficarra e John Requa) fizeram uma grande pesquisa e acharam aqui nossas referências históricas especiais: um trem, cachoeiras, corredeiras, um grande rio, referências ao porto, fábrica de borracha...
 
 
 
 
Isso tudo tem que ser destacado sempre. Claro que há a licença poética e os efeitos especiais que Hollywood sempre dá em produções que usam e abusam do chamado realismo fantástico.
 
Mais PVH
 
É certo que o nome Porto Velho ganhou os seus minutos de fama. A história gira em torno da busca de uma flor com a capacidade de curar várias doenças e que se encontra no interior da Floresta Amazônia.
 
As estrelas do filme, claro, já foram citadas: Dwayne Johnson vive o personagem Frank. Emily Blunt interpreta a doutora Lily Houghton. O terceiro personagem que rouba a cena é o irmão dela, McGregor, papel que coube a Jack Whitehall. 
 
 
 
 
Parte do filme se passa na Londres de 1913. A doutora e o irmão vêm para a Amazônia decididos a encontrar a planta que, acreditam, mudará a medicina para sempre. Porém, para ajudar-lhes nessa missão contratam o barqueiro esperto e malandro Frank Wolff, vivido por Johnson, The Rock. 
 
O encontro de Frank com os irmãos ocorre em Porto Velho. Como em uma obra de ficção são permitidos alguns deslizes, Jungle Cruise tem os seus. 
 
Um desses é quando a doutora Lily afirma que chegará em Porto Velho de trem. Apesar de nesse ano a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, já estar funcionando fazia um ano (1912), a impressão que se dá é que ela vem de trem de outra parte do Brasil, pela ferrovia. O que seria impossível naquela época.
 
 
 
Madeirão
 
A produção foi rodada no Havaí e o nosso Madeira retratado na película não tem nada a ver com o que conhecíamos antes e depois da construção das usinas. 
 
Já a capital, Porto Velho não passa de um pequeno porto, com alguns bares, hotéis e casas e dominadas por malandros e espertalhões que estão sempre tentando levar vantagem.
 
 
 
 
Naquela época, Rondônia não existia e nem território federal era. Só foi alcançar essa condição em 1943, após a ser desmembrada dos atuais estados de Mato Grosso e Amazonas, quando criou-se o Território Federal do Guaporé.
 
O grande mérito do filme foi mostrar para o mundo que existe uma cidade no meio da Amazônia, chamada Porto Velho e que existe um rio que passa em frente, conhecido por Madeira. 
 
Ao longo do filme, o público também perceberá que Frank (Dwayne Jonhson) solta algumas pequenas frases em português, tentando se comunicar com os moradores da comunidade onde ele reside.
 
Do mais, a história é um estilo ‘Indiana Jones’, cheio de perigos, excessos e romance. Com certeza, vale à pena como entretenimento e para sentir um certo orgulho em morar na cidade retratada na tela. Divirta-se!
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS