CLENICE BLACKMAN: Professora doutora é agraciada com a Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional

Clenice Blackman também é escritora; ela da quarta geração dos barbadianos

CLENICE BLACKMAN: Professora doutora é agraciada com a Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A professora doutora e escritora Cledenice Blackman, foi agraciada com a honraria da “Cruz do Reconhecimento Social e Cultural”, outorgada pela Câmara Brasileira da Cultura - Academia de Ciências e Artes, Grau Dama Comendadora, pela expressiva atuação no campo social e cultural na cidade de Porto Velho.
 
Cledenice Blackman é uma mulher negra, descendente de barbadianos da quarta geração, nascida no dia 01 de agosto de 1976, na cidade de Porto Velho, onde reside  até os dias atuais.
 
 
Ele é Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Câmpus Marília (2020) e tem  Mestrado em História pela Universidad Pablo de Olavide, em convênio com a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR e a Universidad de Múrcia (2009/2010), Mestrado em História e Estudos Culturais pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2013/2015). Licenciada e Bacharela em História pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2003/2006). 
 
 
Bacharela em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2009/2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia - FATEC-RO (2007/2008).
 
 
 Membra efetiva da Academia Rondoniense de Letras - ARL ao titular da cadeira nº 36, cujo o patrono é Henry Major Tomlinson. Cledenice Blackman é Autora do Livro: Do madeira mar do Caribe à beira do Madeira: Historiografia, Cultura e Imigração (2019); Organizadora dos livros e Escritora de Artigos - A prática docente na Amazônia Ocidental (2018); Dossiê Rondônia - “O rio que nos une” – Educação, Migração e Cultura nestas paragens (2019); A Educação de Jovens e Adultos: práticas, políticas e desafios (2019).
 
 
Tem vários artigos publicados em revistas qualificadas que podem ser acessado via Google utilizando utilizando os descritores: Cledenice Blackman, Afro-Antilhanos Ingleses, Barbadianos, Comunidade Afro-Antilhana, Imigranção das Antilhas Inglesas et al. 
 
 
Como investigadora faz parte de três grupos de pesquisa, dessa maneira, é pesquisadora do Centro de Documentação e Estudos Avançados sobre Memória e Patrimônio de Rondônia – CDEAMPRO; Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias GET/IFRO. Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades (RERAD)/Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB. 
 
 
Atuando e pesquisando temas: Anterioridade da Mulher Afro-Antilhana na História de Rondônia e da Educação, Historiografia sobre os (as) Afro-Antilhanos(as), Imigração dos(as) Barbadianos(as) ou Antilhanos(as) para Amazônia Brasileira, especificamente, para Porto Velho. Educação, Patrimônio, Identidade, Gênero, Memória, Cultura, Fontes de Informação e Assessoria para Centro de Cultura: Bibliotecas, Centro de Documentação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS