“O ter é algo viciante. Laico tinha a sorte de ter o necessário, mas queria ter mais”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O trecho acima refere-se a obra ficcional “Nove Minutos”, autoria de Édier William Medeiros da Silva, que tem como mote e plano de fundo o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
Neste livro o autorexperimenta diversas estéticas textuais em um livro inspirado no conceito da Vanguarda Antropofágica, bebendo em diversas fontes como Lygia Fagundes Telles, Mário de Andrade, Charles Bukowski, Oscar Wilde, J. K. Rowling, dentre outros, desenvolvendo uma obra com a intenção de sair do campo da obviedade. Além disso, o autor cria uma intersecção entre a literatura e o universo digital aplicando QR Codes dentro da obra, que direcionam para complementos da narrativa.
Essa é uma obra que veio para nos relembrar da importância da Semana de Arte Moderna de 1922, eao mesmo tempo, levantar discussões sociais urgentes.
Este projeto é realizado com recursos do Edital nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC, 1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais, Eixo I: Publicação de Livros e Revistas Culturais, Item 2: Publicação de livros inéditos – Individuais, através da Lei Federal 14017/2020 – Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de Rondônia, Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO e Governo Federal.
Sinopse Nove Minutos
E se a Deusa Criadora desse nosso universo resolvesse fazer uma reforma nessa grande obra? E se para isso ela quisesse trabalhar junto com uma de suas criaturas preferidas: um rapaz ateu, descrente até da própria existência, mas intrigante e astuto o suficiente para chamar sua atenção, essa criatura é Laico, um jovem e inconformado com sua condição financeira desfavorecida, revoltado com tudo, todos.
Laico é estudante do curso de Letras e foi desafiado pela professora de literatura a criar uma obra tão revolucionária quanto foram as do Movimento Modernista no Brasil. No processo de criação de tal obra se encontrará com a Deusa Criadora do Universo, que o presenteará com poderes para capturar a essência das pessoas e materializá-las em sua criação: O Cubo, uma obra viva. O resultado é que ao tirar a essência de alguém, essa pessoa perde a vontade de viver. Por que a deusa sacrificaria alguns de seus filhos, para que uma obra de arte fosse construída? O que essa obra representa na reforma desse nosso universo? Laico servir ao plano da Deusa?
Sobre o autor
Édier William Medeiros da Silva é um artista multifacetado, desenvolve trabalhos como criador audiovisual, ator, escritor e produtor cultural.
O rondoniense, natural de Ariquemes, busca refletir em suas obras sobre o cotidiano, as minorias e as invisibilidades, com destaque para os livros Cama de Casal, Poemas virais e os curtas-metragens “Âmago” e “o medo das Árvores”.
Serviço
Lançamento do Livro “Nove Minutos”
Autor: Édier William Medeiros da Silva
Data: 30/04/2021
Horário: 19h
Transmissão pelas redes sociais
https://www.facebook.com/edier.william
https://www.facebook.com/edierwilliam.me
https://www.youtube.com/channel/UC9YAmGKuKN4GcwhRH3bboQQ
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!