Sessões de lançamento ocorrem em Porto Velho e Vilhena. Obra foi contemplada pelo Programa de Apoio à Pesquisa para Publicação Científica da Fapero
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O professor Juliano José de Araújo, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia, lançará o livro “Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias”.
As sessões de lançamento ocorrerão em Porto Velho e Vilhena. Na capital, o evento será realizado na quinta-feira, 5 de dezembro, às 19h40, no Audicine Sesc Esplanada, no âmbito da III Mostra Sesc de Cinema. Já em Vilhena o lançamento ocorrerá na terça-feira, 10 de dezembro, às 19h30, na Biblioteca do Campus da UNIR.
A obra analisa 28 documentários da série “Cineastas indígenas” realizados entre 1999 e 2011 pelo projeto Vídeo nas Aldeias, precursor no Brasil na formação de cineastas indígenas, revelando o processo de realização cinematográfica (preparação, filmagem e montagem) do projeto Vídeo nas Aldeias, no qual a autoria é compartilhada e a ética, um elemento presente em todas as etapas. Mostra, ainda, o emprego e a modulação de diferentes gestos estéticos com uma forte influência dos cinemas direto/verdade, e evidencia o papel político desempenhado pelos documentários.
Publicado pela Margem da Palavra, selo acadêmico da Editora Urutau, a obra é resultado da tese de doutorado do autor e conta com prefácio de seu orientador, professor Marcius César Soares Freire, do Departamento de Cinema da Universidade Estadual de Campinas. O livro foi contemplado pelo Programa de Apoio à Pesquisa para Publicação Científica (PAP-Publica) – Chamada nº 008/2017 – da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO).
Currículo do autor – Juliano José de Araújo é doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de doutorado na Université Paris Ouest Nanterre La Défense. É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, onde se graduou em Comunicação Social/Jornalismo. É professor adjunto do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual.
Serviço: Lançamento do livro “Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias”, de Juliano José de Araújo
- Porto Velho
Quando: quinta-feira, 5 de dezembro
Horário: 19h40
Onde: Audicine Sesc Esplanada, Av. Presidente Dutra, nº 4175
- Vilhena
Quando: terça-feira, 10 de dezembro
Horário: 19h30
Onde: Auditório da Biblioteca do Campus da UNIR em Vilh
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!