Serão exibidos nove filmes; a classificação etária é 14 anos
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com entrada gratuita, serão exibidos nove filmes de curtas metragens de animação nacionais e internacionais nesta segunda-feira,28, às 15 horas, na Biblioteca Viveiro da Letras, na zona Sul da capital, em homenagem ao Dia Internacional da Animação. A classificação etária é 14 anos.
A mostra será aberta com um trecho do filme histórico Boi Aruá, de Chico Liberato, de 1984, como forma de homenageá-lo. A promoção é da Associação Brasileira de Cinema - ABCA.
BOI ARUÁ | Filme histórico
Direção: Chico Liberato
Técnica: 2D
Duração do Trecho: 1min20seg
Ano: 1984
Sinopse: Inspirada no imaginário nordestino, a animação conta a história de um fazendeiro arrogante e egoísta que fica obcecado com a figura misteriosa de um enorme boi negro que, além de zombar dele, parece desafiá-lo. Inúmeras vezes, o fazendeiro tenta capturá-lo, mas falha, fazendo com que se sinta cada vez mais humilhado.
O filme é baseado no livro “O Boi Aruá” de Luís Jardim. A estética do filme é inspirada na xilogravura de literatura de cordel, conta a história de um fazendeiro cujo poder é desafiado sete vezes pela extraordinária aparição de um boi misterioso, o Boi Aruá. A produção é inteiramente artesanal, feita a partir de 25 mil desenhos sobre papel.
Boi Aruá foi premiado pela UNESCO como Referência de Valores Culturais para Infância e Juventude.
YARI
Sinopse: Após uma emboscada, a guerreira Yari lamenta seu fracasso na proteção de sua amiga. Um espírito maligno aparece para roubar o que sobrou da batalha, e Yari terá que lutar mais uma vez.
Direção: Breno Rohr
Técnica: 2D tradicional/digital
Duração: 3min56seg
Ano: 2018
The boy who wanted to be a lion
(O garoto que queria ser um leão)
Sinopse: Max é um garoto surdo de sete anos crescendo em 1960. Um dia num passeio da escola eles vão para o zoológico onde ele vê um leão pela primeira vez. Um sentimento começa a crescer dentro dele que mudará a sua vida para sempre.
Direção: Alois Di Leo
Técnica: Colour Dolby Digital Hand drawn animation 16:9 2:35 Mask
Duração: 8min25seg
Ano: 2010
País: Reino Unido
FUNERAL
Direção: Alejandro Bonilla Rojas
Técnica: 3D
Duração: 6min24seg
Ano: 2014
País: Costa Rica
Sinopse: Este falso documentário animado apresenta a vida de Billy, Afro e Duck, três jovens que passam seu tempo livre observando acidentes de carro.
INVASION VERDE
Sinopse: Um fazendeiro enfrenta os resultados abomináveis do abuso de agroquímicos em seus vegetais e a intervenção de grandes forças. A Invasão Verde, curta-metragem de ficção científica com importante carga ambiental, mostra, em tom bem-humorado, os perigos do uso de agroquímicos. É uma escalada delirante de piadas, com frutas e legumes gigantes que dominam o mundo, tudo isso narrado com dinamismo impecável, que faz voar seu voo de 13 minutos.
Direção: Gonzalo Rimoldi
Técnica: 2D
Duração: 12min05seg
Ano: 2018
País: Argentina
ALMOFADA DE PENAS
Sinopse: Logo após sua lua de mel, Alicia contrai uma doença inexplicável, enquanto seu marido Jordão presencia tudo de modo indiferente. Algo oculto a está enlouquecendo. A doença faz a jovem mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas.
Direção: Joseph Specker Nys
Técnica: Stop Motion / Puppets
Duração: 12min17seg
Ano: 2018
POÉTICA DE BARRO
Sinopse: O curta-metragem Poética de Barro, animado em stop motion com argilas do Vale das Viúvas de Maridos Vivos (Jequitinhonha), baseado no trabalho de ceramistas mineiras e com trilha original composta por instrumentos de cerâmica, retrata a saga de uma pequena criatura, que precisa sobreviver às vicissitudes da vida. Se todas as barreiras serão transpostas, apenas assistindo para descobrir.
VAI VER
Sinopse: Longe de casa, um homem decide voltar e se fazer presente.
Direção: Diego Souza (rondoniense)
Técnica: Digital
Duração: 3min58seg
Ano: 2018
Vinheta
Direção, Roteiro e Animação - Thomas Larson
Pós de Imagem: Samuel Mariani
Trilha Sonora: Duda Larson
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!