ARTIGO: Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento

A peça é uma releitura da obra "As Aventuras de Pinóquio"

ARTIGO: Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento

Foto: Raíssa Dourado

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na literatura, podemos entender que os clássicos, são obras primas que ultrapassam seu tempo, e se perpetuam no imaginário do coletivo, possibilitando que se façam diversas leituras e releituras do que foi criado.

 

Adaptado por Adriano Abreu e encenado pelo Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, “Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento” é uma releitura da obra, As Aventuras de Pinóquio, escrita em 1881 pelo italiano Carlo Collodi.

 

O Coletivo criado em 1998 no Piauí, tem como principal fundamento a pesquisa no reconhecimento do atuante (ator-bailarino-narrador-performer), sob uma visão holística, como núcleo essencial do trabalho cênico. 

 

Nesse sentido, capacitando os atuadores a não só montar espetáculos, mas sobretudo, a pensar o teatro, como uma possibilidade de evolução integral do ser humano, através do desenvolvimento de uma cosmovisão ética, filosófica, sociocultural e técnica, realizada pelo aprimoramento cognitivo, corpóreo-vocal.

 

Não podemos falar de Pinóquio sem lembrar de seu desejo de ser menino, como também, as enrascadas que suas mentiras o leva.

 

Mesmo sendo uma estória conhecida por todos nós, a adaptação, “Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento” que está circulando pelos dez estados da Amazônia Legal, pelo projeto Sesc Amazônia das artes, se mostra desde o começo, um espetáculo de um conceito totalmente original.

 

De uma forma bem-sucedida, a direção mostra ao público, uma costura de elementos essenciais e complementares de cena, tais como figurino, música e elementos cênicos, amparados por uma originalidade que se apresenta de forma criativa e harmoniosa desde o começo do espetáculo.

 

 O que é apresentado, tem o poder de prender a atenção do espectador, criando uma expectativa ao seu decorrer, mesmo sendo o texto, uma estória conhecida por todos.

 

É preciso ressaltar, a excelente presença cênica da atriz, Silmara Silva interprete do boneco de madeira, que durante uma hora de espetáculo, domina toda a cena, possibilitando que cada personagem tenha seu devido destaque na estória e na cena, com isso mostrando um unicidade no trabalho, que prende a atenção do público do começo ao final.

 

Texto: Fabiano Barros
Fotos: Raissa Dourado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS