O grupo paraibano Ser Tão Teatro se apresenta na noite desta terça feira 23, numa parceria com o grupo O Imaginário
Foto: divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Hoje tem espetáculo teatral no espaço Tapiri com o grupo Ser Tão Teatro. A peça “Alegria de Náufragos” começa a ser encenada às 20 horas. A entrada é franca. Estarei lá!
***********
Estamos chegando ao mês de maio e as discursões sobre os Fundos de Cultura Estadual e Municipal continuam n a Pauta do Movimento Cultural de Porto Velho.
**********
Domingo passado aconteceu mais uma reunião sobre Politicas Culturais de Porto Velho a pauta rolou em cima dos temas: Acertos sobre reunião do Conselho Municipal de Cultura e Deliberações sobre a audiência pública para discutir o Fundo Municipal de Cultura.
**********
Pois é a turma não para de lutar pela nossa cultura que ultimamente vive dias obscuros com a falta de apoio por parte de nossos governantes, tanto estadual como municipal. Esperamos que dias melhores cheguem e nosso movimento festeje o que deveria sempre existir. Vamos à luta cambada!
**********
Por falar em cultura e apoio cultural, o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira está se virando na tentativa de convencer os grupos folclóricos a aceitarem as propostas do governo e se apresentarem na 38ª edição do Arraial Flor do Maracujá.
**********
Semana passada, reuniu alguns grupos dissidentes da Federon e explicou mais uma vez o que o governo do estado tem a oferecer aos grupos, para que os mesmo se apresentem na maior festa folclórica da Região Norte. Tá quase conseguindo convencer a moçada a aderir a sua proposta que por mais que se esforce, não apresenta nada de positivo em se falando de ajuda financeira aos grupos.
*********
Na luta por patrocínio conseguiu audiência coma direção da Caixa Econômica Federal em Rondônia e ficou sabendo que a Caixa tem uma verba de patrocínio para eventos como o Arraial Flor do Maracujá.
**********
Ao sair da agencia da Caixa na Avenida Carlos Gomes Jobson quase foi atropelado, tanto era a felicidade ao saber que vai poder contar com recursos que serão repassados aos grupos.
***********
De imediato sua assessoria postou nas redes sociais a noticias alvissareira. Só tem um detalhe: A grana só será liberada após as apresentações dos grupos no Flor do Maracujá.
***********
Assim sendo Jobson logo divulgou que os recursos oriundos da Caixa Econômica Federal serão destinados a premiação dos melhores do Flor do Maracujá.
***********
Com esse aval, é possível que o Jobson consiga convencer os grupos folclóricos a se apresentar no Flor do Maracujá 2019.
***********
Quem ainda está duvidando dessa possibilidade é a diretoria da Federon em especial o presidente Fernando Rocha e seu financeiro Severino Castro.
***********
Por falar em Federon, pelo menos até ontem a empresa Marquise que nos dois últimos anos, patrocinou os grupos folclóricos no Flor do Maracujá, não havia recebido o Projeto com o pedido de patrocínio da Federon. Fica esperto Fernandão, o dinheiro tá lá esperando a Federação.
***********
Enquanto isso a Jucadiro realizou um belo Festival no últimos sábado. A jovem Cleise Simas Rainha do Folclore do Boi Caprichoso de Parintins agradou em cheio com sua apresentação especial, ao som da banda Lokomotiva Ritmada com o cantor Fábio Di Góis dando show de interpretação.
***********
Outra apresentação que foi show foi a do DJ Evaldo Gonçalves o único DJ de Rondônia detentor de um repertório de toada de bois bumbá, de fazer inveja a qualquer DJ do Amazonas. Evaldo é fera.
**********
Só não concordamos com a coordenação do concurso Dama e Cavalheiro de Honra em especial porque colocaram candidatos Mirins concorrendo com os adultos. As crianças levam vantagem nessas circunstâncias.
**********
Quanto ao empate entre as candidatas dos grupos Yaporanga, Estrela de Fogo e Juabp, foi acordado entre os dirigentes dos grupos. Parabéns a organização do evento!
Grupo Ser Tão Teatro se
apresenta em Porto Velho
O grupo paraibano Ser Tão Teatro se apresenta na noite desta terça feira 23, numa parceria com o grupo O Imaginário, em Porto Velho as 20 horas no espaço Tapiri com a peça “Alegria de Náufragos” patrocinada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.
A circulação contemplou a capital do Amapá, Macapá; as cidades de Manaus e Itacoatiara, no Amazonas; e Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri, no Acre. Em todas as etapas, o Ser Tão Teatro realiza apresentações do espetáculo “Alegria de Náufragos” e ações formativas como bate-papo após as encenações, intercâmbio com grupos locais e a oficina Improvisar é preciso - Construindo a cena com o Ser Tão.
Todas as atividades são gratuitas e a classificação indicativa é para maiores de 12 anos de idade. Em Porto Velho, a Companhia realizou, no Espaço Tapiri, ontem segunda-feira, 22, a oficina Improvisar é preciso - Construindo a cena com o Ser Tão, com inscrição presencial. Nesta terça feira 23, o Ser Tão Teatro promove um intercâmbio cultural com o grupo O Imaginário e apresenta, no Espaço Tapiri, às 20h, o espetáculo “Alegria de Náufragos”. Já em Ariquemes, o intercâmbio cultural ocorre na quarta-feira, 24 de abril, com grupos locais. A oficina acontece na quinta-feira, 25 de abril, das 9h às 12h, no Auditório da Prefeitura Municipal, e as inscrições são presenciais. Neste mesmo dia, o grupo paraibano apresenta o espetáculo “Alegria de Náufragos”, às 20h, no Centro Cultural Lídio Sohn. Por fim, em Ji Paraná, acontece o intercâmbio com grupos locais na sexta-feira, 26 de abril. No dia seguinte, a oficina Improvisar é preciso é realizada, das 9h às 12h, no Teatro Municipal Dominguinhos, com inscrição presencial.
Para encerrar a Turnê “Alegria de Náufragos: Rotas pelo Norte”, o Ser Tão Teatro apresenta o espetáculo, no sábado, 27 de abril, às 20h, também no Teatro Municipal Dominguinhos. Pela primeira vez, o Ser Tão Teatro garante a acessibilidade em duas plataformas: audiodescrição, por meio da distribuição de 20 fones de ouvido, permitindo a inclusão de pessoas com deficiência visual, e presença em cena de uma intérprete de Libras - Língua Brasileira de Sinais -, garantindo a integração de pessoas com deficiência auditiva. “Alegria de Náufragos” possui texto livremente inspirado no conto Uma história enfadonha – das memórias de um homem idoso, do escritor russo Anton Tchekhov, e estreou em março de 2016, em João Pessoa, com montagem financiada pelo Fundo Municipal de Cultura – FMC.
SINOPSE
Alegria de Náufragos traz em seu centro o emérito professor Nicolai Stepianovitch de Tal, que se depara ao final da sua existência, com uma inevitável análise de si mesmo. Apesar de seu currículo impecável, de ter constituído família e de ser um “homem feliz”, ele gradativamente é submetido a um doloroso processo de falência interior e começa a adquirir clareza sobre o lado patético da sociedade e de suas instituições. A montagem é fruto de um livre diálogo do coletivo com a obra de Anton Tchekhov, Uma História Enfadonha, na tentativa de estabelecer pontes entre esse discurso literário de mais de um século e meio com contundentes questões da nossa própria época.
SERVIÇO
Porto Velho Espetáculo “Alegria de Náufragos”
Dia: 23 de abril (terça-feira) Horário: 20h
Local: Espaço Tapiri Rua Franklin Tavares, Bairro Pedrinhas
Entrada Gratuita
A classificação indicativa é de 12 anos de idade.Três empatam em 1º lugar no concurso
Cunhã Poranga Gay da Jucadiro
A Junina da Diversidade de Rondônia – Jucadiro promoveu no último sábado 20, o evento “Noite das Alianças” com a realização dos concursos Dama e Cavalheiros de Honra e Cunhã Poranga Gay.
A quadra de esportes do Sindfisc recebeu grande público e as torcidas deram show à parte, durante as apresentações dos candidatos de suas quadrilhas.
A festa contou com o show especial da Rainha do Folclore do Boi Caprichoso de Parintins a bela Cleise Simas além das atrações: Banda Lokomotiva Ritmada, DJ Evaldo Gonçalves (O rei das toadas de boi) e Banda Forró Filé.
Com a presença do superintendente da Sejucel Jobson Bandeira e do Diretor Comercial do Grupo SGC Paulinho e ainda festejando o aniversário do senhor Alberto Rodrigues – Pai Beto ao final das apresentações a classificação ficou da seguinte maneira: Concurso Cunhã Poranga Gay em 1º lugar as representantes dos grupos Cia. Yaporanga, Boi Bumbá Estrela de Fogo e a candidata da junina JUABP.
O concurso de Dama e Cavalheiro de Honra teve o seguinte resultado: 1º lugar junina Raio de Sol; 2º lugar, junina Rádio Farol; 3º lugar junina Girassol; 4º lugar junina Guaporé; 5º lugar junina Juabp, 6º lugar Nova Junina do Orgulho; 7º lugar junina Tradição e 8º lugar Mocidade Junina.
A junina Jucadiro fez apresentação no intervalo da apuração e mostrou que está preparada para conquistar seu espaço entre as grande do Flor do Maracujá.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!