PROGRAMAÇÃO: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Vai Quem Quer apresenta programação para 2019

PROGRAMAÇÃO: Confira a coluna

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Entidades do segmento Cultura Popular – Federação das Escolas de Samba e entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec e a Federação de Grupos Folclóricos – Federon, apresentaram suas demandas ao novo superintendente da Sejucel senhor Jobson.


 

*********


A visita ao novo gestor da cultura em Rondônia, aconteceu na última quinta feira dia 10. Reginaldo Makumbinha pela Fesec e Fernando Rocha pela Federon apresentaram as demandas das suas respectivas entidades.

 

********



A FESEC apresentou duas demandas: A emenda parlamentar do Deputado Léo Moraes para locação da estrutura pro desfile das Escolas de Samba e sobre o processo de construção da Cidade da Cultura.

 

*********


Jobson, Superintendente da SEJUCEL, deu total apoio às demandas e se colocou à disposição das Federações sua equipe técnica, pra assessorar e acompanhar os dois processos.

 

*********


No mesmo dia, à tarde, Reginaldo Makumbinha se reuniu com o assessor do deputado Léo Moraes (Nélson Júnior) para verificar o andamento da emenda. Segundo o mesmo, só falta o Governador sancionar o orçamento para dar prosseguimento ao processo da estrutura.

 

*********

 

Apesar da situação do nosso desfile continuamos trabalhando o processo das estruturas (vai que surge uma luz no fim do túnel)” declarou Makumbinha.

 

*********


Fernando Rocha tratou da emenda colocada pela deputada federal Mariana Carvalho também para contratação de estrutura de arquibancada, iluminação, tendas e sonorização para o Arraial Flor do Maracujá 2019.


 

********


Na próxima terça feira dia 15, as 9 horas, o superintendente Jobson acompanhado do deputado Eyder Brasil fará visita a sede da Federon no Parque dos Tanques, para saber das principais demandas da entidade para o Flor do Maracujá deste ano.

 

********

 

Pelo que notamos, Jobson está com boa vontade em apoiar a cultura popular no estado de Rondônia. Que seja bem vindo.

 

********

 

De acordo com a nota da Fesec em parceria com a Federon sobre locação das estruturas para os desfiles das escolas de samba e Arraial Flor do Maracujá. Fica mais que provado, que aquela notícia distribuída pela assessoria do prefeito de Porto Velho dizendo que o governador também não apoiaria o carnaval de Porto Velho, foi Fake.

 

*********

 

Quem também estar preocupado com o não apoio por parte da prefeitura aos desfiles das escolas de samba, é o renomado articulista político Carlos Sperança. Carlão em sua coluna publicada no dia 10 passado escreve:


 

********

 

O turismo – Eu queria questionar os senhores Prefeito e Governador que anunciaram recentemente o propósito de fomentar o turismo na capital, mas cortando recursos para o carnaval, que se constitui a maior fonte de renda do turismo para hotéis, bares e restantes em Porto Velho com os DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA atraindo contingentes do interior do estado, do Acre, do Amazonas e da Bolívia, a coisa é fomento do turismo as avessas, um tiro no pé.

 

********

 

Pelo menos não estamos sozinho nessa luta, quando um colunista respeitadíssimo como Carlão Sperança lamenta a falta de apoio as nossas entidades carnavalescas, é porque o negócio é sério.

 

***********

 

Por falar em desfile de bloco de trio. O bicho tá pegando e pegando muito bem, pois três blocos já anunciaram que tratarão atrações (bandas e cantores) da Bahia para animar seus desfiles: Bloco Leva Eu, Bloco Vai e Volta e Bloco Us Dy Phora.


 

**********

 

É o carnaval de trio elétrico voltando aos velhos tempos do Bloco Fuzarka e Maria Fumaça quando as atrações foram bandas como Águia de Asa, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Timbalada entre outros renomados artistas baianos.


 

*********

 

Atenções dirigentes de blocos de trio elétrico ou não, enviem suas programações para o e-mail zekatraca@diariodaamazonia.com.br que divulgaremos com todo o prazer.

 

 

 

Vai Quem Quer apresenta

Programação para 2019


 

A direção do maior bloco de trio elétrico da região Norte a Banda do Vai Quem Quer, já está com a programação para o carnaval deste ano, totalmente definida. Segundo a presidente Sicília Andrade a Siça a sede do bloco a rua Joaquim Nabuco entre a Carlos Gomes e D. Pedro II. Será aberta no dia 1º de fevereiro atendendo os foliões interessados em adquirir a Camiseta com o tema do carnaval 2019, cuja arte foi criada pelo designer Rodinelli Gonzales. “O valor da camiseta ainda está e m discussão, pois dependemos de fechar alguns patrocínios que influenciam no valor da comercialização das camisas”, disse Siça.

 

 

A Banda do Vai Quem Quer vai desfilar pela 38ª vez no carnaval de rua de Porto Velho, no dia 2 de março fazendo o tradicional percurso: Carlos Gomes (saída da praça das Caixas D’Agua), Joaquim Nabuco e Sete de Setembro.

 

A primeira grande promoção do bloco este ano acontecerá no dia 15 de fevereiro com o coquetel de lançamento da Camiseta 2019, apresentação da Marchinha Tema e apresentação das Musas da Banda.

 

Dia 16 de fevereiro vai acontecer o Esquenta com a Imprensa e no dia 23 de fevereiro, a Feijoada Pré Desfile. Toda programação vai acontecer na sede da Joaquim Nabuco.

 


 

Desfile

 

Siça Andrade confirmou o desfile da Banda para o dia 2 de março, com a com centração a partir das 14 horas na Praça das Caixas D’Água com a saída as 17 horas. “Como sempre quem vai animar nossos foliões é a Banda da Banda dirigida pelo Silvinho Santos que tocara apenas marchinhas de compositores de Porto Velho além de sambas enredos das nossas agremiações carnavalescas”, finalizou a Rainha do nosso Carnaval.

 

 

SELEÇÃO

 

Cia Nós No Bambu abre convocatória

voltada para a arte corpo bambu


 

Nesta segunda feira dia 14 de janeiro, a Cia Nós No Bambu abre convocatória para seleção de quatro artistas brasileiros e quatro latino-americanos para participarem da Residência Artística Nós No Bambu, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018. É destinada para dançarinos, circenses, atores e artistas com experiência comprovada nas artes do corpo e do movimento.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro via formulário: para os brasileiros, no link https://bit.ly/2GPEA7F e para estrangeiros emhttps://bit.ly/2CwFpOo. O projeto custeará aos participantes o transporte aéreo e do aeroporto até o Galpão Bambu e vice-versa, três refeições diárias e hospedagem, ambos na sede do grupo, entre outras coisas. Para mais informações, basta enviar um e-mail para residennb@gmail.com.

 

A coordenadora geral do projeto, Poema Mühlenberg, a instrutora em arte corpo bambu, Ana Flávia Almeida, e o responsável pelos residentes, Edson Beserra, compõem a comissão de seleção. O resultado será anunciado aos contemplados até o dia 12 de fevereiro, via e-mail. A relação dos artistas também estará disponível nos canais de comunicação da companhia.

 

Durante o processo de imersão, os residentes aprenderão a construir, artesanalmente, instrumentos acrobáticos de bambu, como mastros e tripés. Também, a Companhia compartilhará técnicas de autocuidado corporal, aquecimento, presença cênica, conhecimento teórico e conceitual sobre o universo do bambu e reflexões que envolvam a arte corpo bambu – elementos largamente pesquisados pelo grupo ao longo de seus 15 anos de práticas.

 

A residência tem duração de um mês: entre 28 de abril e 28 de maio, no Galpão Bambu – espaço de criação, sede da Cia Nós No Bambu. O espaço pertence ao Núcleo Rural Córrego do Urubu, que integra a Serrinha do Paranoá, com cerca de 100 nascentes e a Mina D’água Lágrimas da Oxum, localizada dentro do terreno, que abrigou o primeiro centro de umbanda de Brasília (DF). As atividades serão desenvolvidas em três locais principais da chácara: o Galpão Bambu, a Bambuzeria – oficina de construção artesanal com bambu –, e a Casa Verde – local de hospedagem dos residentes.

 

Os conteúdos absorvidos pelos participantes serão decantados em cenas breves. Em uma mostra de encerramento, compartilharão com a comunidade brasiliense os resultados das pesquisas e lançarão provocações para desdobramentos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS