A construção é de responsabilidade da Grande Loja Macônica; a obra inicia em fevereiro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Grande Loja Macônica de Porto Velho vai construir um monumento em homenagem ao ex-governador de Rondônia Jorge Teixeira no canteiro central da praça do estacionamento do aeroporto da capital, que que tem o mesmo nome do ex-governador. O projeto foi apresentado na quinta-feira(13/12), durante a solenidade de lançamento do livro “Teixeirão”, na sede da OAB/RO.
A escultura terá quatro metros de altura, que será instalada em uma base com espelho d'água - as pessoas podem acessar essa parte do monumento para tirar fortos. O artista plástico de Rolim de Moura, Messias, fará a estátua.
A maçonaria e parceiros investirão R$ 105 mil na execução do projeto. A obra está prevista para inciar em fevereiro, com duração de quatro meses, segundo informou Aldino Brasil, Grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Rondônia.
Memorial
Já a estátua do ex-governador instalada no canteiro central da Avenida Jorge Teixeira, subesquina com 7 de Setembro, será retirada e levada para o Memorial Jorge Teixeira, localizado em frente ao Teatro Banzeiros, na área central da cidade. A casa onde funciona o Memorial foi a última residência oficial de Jorge Teixeira. A estátua foi colocada na avenida em 1993 pelo ex-prefeito de Porto Velho, José Guedes.
Veja a trajetória do ex-governador de RO
1947– Filho de Adamastor Teixeira de Oliveira e de Durvalina Stilben de Oliveira. Oficial do Exército Brasileiro, Teixeira foi declarado aspirante da Arma de Artilharia na Academia Militar das Agulhas Negras. Formou-se também em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1950– Casou-se em 1950 com Aida Fibiger de Oliveira.
1966– No exército, era paraquedista oficial de Estado-Maior e especialista em guerra na selva. Criou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), do qual foi o primeiro comandante, e também o Colégio Militar de Manaus (CMM).
1973– Durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), foi nomeado prefeito de Manaus, onde ficou até março de 1979. Foi também o último governador do antigo Território Federal de Rondônia e o primeiro governador do novo estado.
1987– Faleceu no dia 28 de janeiro e seu corpo foi sepultado no cemitério São João Batista, na cidade do Rio de Janeiro.
Emília Araújo
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!