Segunda feira, 05, é dia da Cultura
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Governo realizará entrega de recursos a artistas premiados pelos editais de fotografia, literatura e música.
***********
Na oportunidade de celebrar o dia da cultura, dia 5 de novembro, o governo do estado de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) estará realizando, cerimônia de entrega dos recursos que envolvem os prêmios de fomento e incentivo à cultura: Danna Merril de Fotografia, Literatura Rondoniense e Rondônia Autoral de Música.
**********
O evento será realizado no salão nobre Rosilda Shockness, segunda feira dia 05 de novembro, às 8 h, no 11° andar do edifício Pacaás Novas no Palácio Rio Madeira. Com a presença do Governador Daniel Pereira, o Superintendente estadual de Cultura Esporte e Lazer, Rodnei Paes, além de autoridades e produtores culturais do estado.
*********
Apresentações de artistas locais fazem parte da programação do evento, tais como Marfisa França de Jaru e Marcos Biesek de Ariquemes.
*********
Os editais foram lançados e realizados pela Sejucel com objetivo de promover e apoiar a produção e difusão da cultura, por meio da destinação de recursos. O intuito é fomentar os projetos de artistas independentes e pessoas jurídicas, com objetivo de mostrar a expressão artística e cultural do estado.
Em outra entidade:
**********
Programa de Extensão Dartes (em)Cena: teatro, política e sociedade, do Departamento de Artes/Teatro da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a abertura da temporada de apresentações do espetáculo teatral “Inimigos do Povo”. A estreia da peça será amanhã sábado, dia 3 de novembro, às 20 h, no Teatro Guaporé, em Porto Velho.
**********
Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados uma hora antes da apresentação. A classificação etária do espetáculo é 14 anos. As demais apresentações ocorrerão em 4, 6 e 25 de novembro e em 6 de dezembro.
*********
O espetáculo Inimigos do Povo - Trupe dos Conspiradores, livremente inspirado na obra Um Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, foi contemplado pelo Prêmio de Teatro Jango Rodrigues – 2017 e tem o apoio do Governo do Estado de Rondônia e da Sejucel.
*********
A peça e resultante das pesquisas realizadas desde março de 2017 dentro de várias disciplinas do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIR, o espetáculo se tornou a principal investigação empreendida junto ao Projeto de Extensão Trupe dos Conspiradores, com coordenação do professor doutor Luciano Oliveira.
*********
Esse projeto, atualmente, é uma das ações do Programa de Extensão Dartes (em)Cena: teatro, política e sociedade. Ao todo, são quase 30 envolvidos no processo de montagem, entre docentes, discentes e técnicos administrativos do Curso de Teatro e discentes dos cursos de Música e Artes Visuais da Unir.
*********
Até que o final do governo Daniel Pereira, pelo menos para a cultura, está sendo melhor do que se esperava.
*********
Segunda feira, 05, dia da Cultura a turma que foi classificada nos editais, vai botar a mão na bufunfa. Isto quer dizer que a SEJUCEL vai terminar o ano em dia com a classe artística.
*********
Outro saldo positivo para o movimento cultural, é que o Duelo na Fronteira de 2019, que acontece em Guajará Mirim entre os bois Flor do Campo e Malhadinho, está praticamente garantido.
*********
Ontem a Comissão que está tratando do assunto ad ministração dos Centros Culturais que estão prontos e deve ser inaugurado ainda este ano. Além da manutenção do Bumbódromo.
********
Praticamente bateu o martelo, na decisão de como e quem poderá administrar o Complexo Cultural que envolve o Bumbódromo e os Centros Culturais de Guajará Mirim.
********
Se tudo acontecer como o previsto na reunião da comissão. O Duelo na Fronteira voltará a partir de 2019.
Os Diplomatas do Samba
Apresenta samba para 2019
A escola de samba Os Diplomatas a mais antiga de Rondônia e de parte da região Amazônica, vai apresentar a partir das 16 horas, deste sábado dia 3 (amanhã), o samba enredo que vai ser cantado na passarela do samba “Edson Fróes”, no carnaval de 2019, cuja letra é baseada na história da própria escola, que completa 60 anos de fundação domingo dia 4 deste mês. “O Samba não é só isso que se vê… É um pouco Mais – Diplomata 60 anos”, é o tema da vermelho e branca para o próximo carnaval.
A direção da escola encomendou osamba da parceria B ainha, Oscar e Zé Baixinho que convidou o Sandro Andrade e o Nilson do Cavaco para trabalhar a harmonia e o arranjo do hino que vai, tentar levar a Diplomatas de volta ao grupo Especial das escolas de samba da Fesec.
O evento vai acontecer na praça São José do bairro Mocambo e contará com show da Bateria, apresentação moficial do samba de enredo e apresentação do grupo de samba Camisa Vermelha e Branca.
Por se tratar de show de rua não será cobrado ingresso. O presidente Jair Monteiro disse que os integrantes da diretoria da escola foram unânimes ao aprovar a composição do Trio de Ouro. “Temos certeza que o samba do Bainha, Oscar e Zé Baixinho vai levantar a galera na passarela do samba e levará a nossa escola, de volta à elite do samba de Porto Velho”, disse Jair Monteiro. Acompanhe a letra do samba da Diplomatas para o carnaval de 2019:
O Samba não é só isso que se vê… É um pouco Mais – Diplomata 60 Anos
De: Bainha/Oscar/Zé Baixinho
Arranjos: Sandro Andrade e Nilson do Cavaco -
Diplomatas!... 60 anos de glória
Tua linda história eu vou contar
Nesta noite de sublime poesia
Versos e rimas vão me emocionar
Nasci como “Prova de Fogo"
Depois “Universidade” fiz escola
Eternizei meu nome… brinquei
De luvas, fraque e cartola
O tempo se foi, quanta saudade
O samba não é só isso, é um pouco mais
Celeiro de bambas eu sou, sou raiz
É bom respeitar meus carnavais
Toca aí “Que Nem Maré”, toca pra valer
De vermelho e branco eu vou lutar
Minha voz, meu grito, Mocambo!
ninguém vai calar
Vi nos meus sonhos, rodas de sambas
Folia e fantasia no Danúbio e no Cibec
O passo marcado na ponta do pé
Exaltei a Independência, Bahia e se axé
Vi a Epopeia de Rondônia, cantei Veriana
Brilhou lá no céu e o folclore popular
Curti os Prazeres, com a Louca que Caiu da Lua
Em Urucumacuã, mistérios a revelarObrigado Café, Dona Jóia, Neiry, Valério
e Bizigudo
Tudo isso é herança verdadeira
Leônidas, Roosevelt, Bola Sete e Babá
Salve Bainha, Ricardo e Cabeleira
Vem cantar de novo, vem festejar
O hino de amor que ficou no coração
Chegou Diplomatas do Samba, chegou, ô, ô, ô, ô
E o povo na rua sambou, caô, caô meu pai xangô
ACLER
Centenário de Marise Castiel
será comemorado segunda-feira
Patrona da cadeira número 37 da Academia de Letras de Rondônia, a professora Marise Magalhães da Costa Castiel será a homenageada pelo centenário de seu nascimento, em sessão especial da ACLER, na próxima segunda-feira, dia 5 de novembro. O evento será realizado na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a partir das 19h30.
A professora Marise Castiel, como era conhecida, está intimamente ligada à implantação da Educação em Rondônia, ainda na época do Território do Guaporé, quando aqui chegou em 1947, com o marido Jaime Castiel, a convite do então prefeito de Porto Velho, Carlos Augusto Mendonça.
Fundadora da Escola Normal do Guaporé, hoje Instituto Carmela Dutra, da qual foi a primeira diretora, Marise Castiel foi vereadora, carnavalesca, folclorista e animadora cultural. Como Diretora de Ensino do Território, cargo equivalente hoje a Secretário de Estado, construiu grande parte das escolas antigas existentes em Porto Velho, incluindo os distritos e a região ribeirinha (lembrando que o município de Porto Velho abrangia toda a região do atual estado e Rondônia, exceto Guajará-Mirim).
Como carnavalesca da Escola de Samba Pobres do Caiari, Marise Castiel inovou com a criação de enredos e fantasias que encantavam a população porto-velhense. Na política foi vereadora e candidata a deputado estadual. Fez parte do grupo que trabalhou para a elevação do Território à categoria de Estado.
Segundo o acadêmico Samuel Castiel, a solenidade em homenagem ao centenário da professora Marise Castiel será dividida em três partes, com abertura pelo presidente da Academia de Letras de Rondônia, Francisco Chagas da Silva. Em seguida a saudação de autoridades presentes e, em nome da ACLER, pronunciamento do acadêmico Adaídes Batista. Mariza Castiel de Carvalho, filha da homenageada, falará em nome da família.
Em seguida haverá a homenagem de alunos do Instituto Estadual de Ensino Carmela Dutra; apresentação de coral entoando o arranjo original do hino “Céus de Rondônia” e do samba preferido pela professora Marise Castiel. Ao final haverá a homenagem pela Liga das Escolas de Samba de Porto Velho e dos antigos integrantes da Escola de Samba Pobres do Caiari.
SERVIÇO
O que: Homenagem ao centenário da professora Marise Castie
Por quem: Academia de Letras de Rondônia – ACLER
Quando: 05 de novembro de 2018 – segunda-feira – 19h30
Onde: Casa de Cultura Ivan Marrocos – Rua Carlos Gomes, 563 – Caiari – Porto Velho – RO.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!