Concurso vai promover inclusão de minorias por questão de raça, sexo e gênero
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Aberto na última quarta-feira (4), o Concurso para Seleção de Projetos Cinematográficos 2018 vai garantir até R$ 15 milhões para 22 propostas. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto no site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Serão escolhidos filmes de sete categorias feitos por produtoras nacionais independentes: ficção comercial; ficção para mercado internacional; longa-metragem em coprodução internacional com país da América Latina; animação curta-metragem; animação longa-metragem; documentário e longas em fase final de produção.
Dos cinco escolhidos na categoria de longa-metragem de ficção voltado para o reconhecimento internacional, ao menos um deverá ser dirigido por mulher cisgênero, mulher transgênero/travesti, pessoa negra (preta ou parda) ou indígena.
A cota de inclusão foi criada para mudar o quadro apontado em pesquisa da Agência Nacional de Cinema (Ancine), segundo a qual 75,4% dos filmes lançados em 2016 foram dirigidos por homens brancos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!