Exposição ‘Fotovaral’ vai até o dia 31

Exposição ‘Fotovaral’ vai até o dia 31

Exposição ‘Fotovaral’ vai até o dia 31

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A exposição fotográfica A fotografia além das fronteiras visuais, foi prorrogada até o dia 31 de maio. A mostra fotográfica está disponível para visitação do público na Biblioteca Central (BC) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no campus de Porto Velho, em dias úteis, das 8h às 21h.A exposição é um fotovaral que reúne cerca de 90 trabalhos produzidos durante a realização de uma oficina de fotografia para deficientes visuais, promovida pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE/PVH/SEDUC) em parceria com a Associação de Deficientes Visuais de Rondônia (Asdevron).            

De acordo com o ministrante da oficina, o fotógrafo Walteir Costa, trata-se de um projeto experimental que propõe a melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de “limites visuais” por meio da utilização de recursos de comunicação e expressão da fotografia. O fotógrafo explica que prefere não utilizar o termo “deficiente visual” por ser uma definição muito restritiva e mais adequada para políticas públicas do que para o dia a dia.
 
“Todos nós temos alguma deficiência: a partir do momento em que eu tiro os óculos, eu não enxergo mais direito. Então, todos nós temos, de alguma forma, ‘limites visuais”, observou.A proposta de realização da oficina partiu do atual vice-presidente da Asdevron, que também é portador de limites visuais, Alberto Alencar Magalhães. Ele, que gosta de observar e registrar a natureza, conta que a experiência foi gratificante e especial, tanto que já está planejando, juntamente com Walteir Costa, a continuidade do projeto com a realização da segunda turma da oficina, que é aberta tanto para videntes quanto para deficientes visuais.
 
A oficina que deu origem à exposição ocorreu de 2013 a 2014. Após a finalização dos trabalhos, a exposição obteve um caráter itinerante e percorreu diversas instalações, como a Casa de Cultura Ivan Marrocos, até chegar à UNIR. O fotógrafo Walteir Costa explica que pretendia trazer a mostra fotográfica para a comunidade acadêmica porque considera a Universidade um ambiente de fomento de novas ideias.
 
“Aqui [na universidade] há uma comunidade eminentemente pensante e esse não é um assunto simples de ser compreendido, pois transcender o olhar não é fácil e admitir que haja sentido numa imagem produzida por uma pessoa que não sabe nem como o público vai recebê-la não é tão simples”.A diretora da BC, Sirlaine Galhardo, destaca a importância de utilizar o espaço disponível no hall de entrada da Biblioteca para eventos e ações dessa natureza. Sirlaine enfatizou que o hall é destinado a exposições e intervenções artísticas e que está disponível para utilização da comunidade acadêmica, bastando aos interessados entrar em contato com a direção para agendamento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS